quinta-feira, 20 de maio de 2021

Escolhida a Patrona dos Festejos Farroupilhas 2021

      A declamadora Liliana Cardoso foi escolhida para ser a patrona da Semana Farroupilha 2021, sendo considerada a primeira mulher negra a receber a homenagem. O nome de Liliana foi aprovado hoje (19), por unanimidade, em reunião realizada por videoconferência, pela Comissão dos Festejos Farroupilhas. Natural de Porto Alegre, Liliana tem 43 anos, é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.

     Como declamadora, foi cinco vezes campeã do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Fegart/Enart) e bi-campeã do Rodeio Internacional de Vacaria. Por três vezes recebeu o prêmio Vitor Mateus Teixeira e também foi condecorada pela Assembleia Legislativa com a Medalha Mérito Farroupilha, a maior honraria do Estado do RS.

     Por 22 anos, Liliana Cardoso apresentou o Desfile Farroupilha, no dia 20 de setembro, em Porto Alegre, e por muitas vezes se emocionou vendo patronos e patronas. Ao ser questionada sobre o que significa ser patrona dos Festejos Farroupilhas de 2021, ela recorda uma trajetória pessoal e profissional alicerçada no tradicionalismo e em suas raízes ancestrais. 

   “Ser patrona dos Festejos Farroupilhas 2021 é a retaguarda de que nós mulheres, podemos, sim. E que representamos toda a diversidade cultural. Representamos as mulheres do campo, as mulheres da cidade. Representamos as mulheres que na Revolução Farroupilha ficaram no campo enriquecendo este estado para hoje podermos usufruir. Como mulher negra, eu trago a representatividade dos Lanceiros Negros, que foram linha de frente na Revolução e das mulheres negras, que ficaram no campo gerando renda. Ser patrona é ter a certeza que onde minha mãe estiver estará feliz porque passou uma vida me acompanhando para forjar a Liliana Cardoso que sou hoje. Na próxima reencarnação, se houver, quero voltar mulher negra, declamadora e gaúcha”, afirma a patrona.

Daiana Silva - Jornalista
Assessoria de Imprensa MTG/RS
E-mail: daianasilva.jornalista@gmail.com
WhatsApp:51 98187-0085 (whts.co/daianasilva)

     Criado no ano de 2003, durante o governo Germano Rigoto, os desfiles temáticos de Porto Alegre incrementaram o evento que passou de semana farroupilha para Festejos Farroupilhas. No ano de 2005 foi instituída a escolha de um patrono para o evento, como forma de homenagear personalidades que contribuíram com o tradicionalismo, a tradição, o folclore e a história durante a sua trajetória. 
     Este seleto grupo que já teve 16 homenageados, e hoje recebe a 17ª personalidade gaúcha, teve Paixão Côrtes, Nico Fagundes, Luiz Menezes, entre tantos outros. Nilza Lessa foi a primeira mulher que ocupou o posto. Com a patrona de 2021, agora são 4. Conheça quem já foi escolhido para ser patrono (a) dos Festejos Farroupilhas do RS.

Patronos dos Festejos Farroupilhas desde 2005
2005 – Luiz Alberto de Menezes
2006 – João Carlos D’Avila Paixão Cortes
2007 – Antonio Augusto Fagundes
2008 – Wilmar Winck de Souza
2009 – Telmo de Lima Freitas
2010 – Rodi Pedro Borghetti
2011 – Alcy José de Vargas Cheuiche
2012 – Nilza Lessa
2013 – Nésio Correa – Gildinho dos Monarcas
2014 – Benajmim Feltrim Netto
2015 – Padre Amadeu Gomes Canellas
2016 – Zeno Dias Chaves
2017 – Elma Sant’Anna
2018 – Renato Borghetti
2019 – Cesar Oliveira
2020 – Alessandra Motta
2021 – Liliana Cardoso
Fonte: Arquivos pessoais

Nenhum comentário: