sexta-feira, 14 de maio de 2021

Colóquios sobre Pesquisa em Folclore

   A Comissão Gaúcha de Folclore promove, a partir de 21 de maio, os “Colóquios sobre Pesquisa em Folclore”, em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, por meio dos grupos de pesquisa do CNPq “Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação" (ArtCIEd) e “Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços” (Grupem).

   O objetivo é estudar a teoria do Folclore e a prática de pesquisa no setor e destina-se aos integrantes da CGF e a estudantes de graduação e pós da Uergs cujo foco de pesquisa resida nas temáticas do Folclore. 

   Os colóquios iniciam no próximo dia 21 e terminam em 3 de dezembro de 2021, sempre nas sextas-feiras, às 19 horas, com uma hora de duração a cada encontro. A carga horária total será de 60 horas. Ao final, pretende-se ter constituída a Comissão de Pesquisa da CGF e, assim, retomar as pesquisas nessa área, implementadas pelos seus integrantes.

   A atividades serão síncronas e assíncronas, e as primeiras ocorrerão de modo virtual, por meio da Plataforma Meet Google, em 15 encontros, perfazendo uma carga horária final de 15 horas com a seguinte programação:

21/05 – Apresentação da proposta dos colóquios

04/06 – Histórico do folclore

18/06 – Teoria do folclore – Conceituação

02/07 – Folclore e fato folclórico

16/07 – Abrangência do folclore

30/07 – Pesquisa: conceitos e procedimentos

13/08 – Pesquisa em folclore: conceitos e procedimentos

27/08 – Projeto de pesquisa: estrutura básica

10/09 – Pesquisa em folclore: Vivências e concepções sobre folclore e música folclórica

24/09 – Pesquisa em folclore: Cantigas de Ninar

08/10 – Projeto de pesquisa: rodada de discussões

22/10 – Projeto de pesquisa: rodada de discussões

05/11 – Projeto de pesquisa: rodada de discussões

19/11 – Projeto de pesquisa: rodada de discussões

03/12 – Seminário final de avaliação

   As atividades assíncronas serão destinadas à realização de leituras sobre os temas indicados e relativos ao Folclore e sua pesquisa, à elaboração e escrita de um projeto de pesquisa em Folclore e à gravação de um vídeo com a apresentação do projeto elaborado, além da visualização dos vídeos dos projetos feitos pelos participantes dos colóquios. A carga horária destinada às atividades assíncronas será de 45 horas.

   Todo o material produzido no curso será organizado através de uma publicação virtual, que vai ser disponibilizado gratuitamente aos inscritos e ao público interessado, passando a integrar as redes sociais da CGF.


Nenhum comentário: