sábado, 1 de maio de 2021

A capa da gaita - por Severino Moreira

    É comum o uso dos termos regionais, mas muitos deles não sabemos sua origem e entre as tantas expressões usadas uma bem antiga é chamar a “baixeira” da prenda de “Capa da Gaita”.

    Pois bem, uma coisa parece não ter nada a ver com a outra, mas ao saber como essa expressão nasceu desmente até a lógica.

   Dizem que era um desses fandangos de cola atada, que aliás “por que chamam Fandango de cola atada” é mais uma expressão que em outra volteada eu conto.

   Pois bem era um fandango desse naipe e um taura meio alarife achou que uma prenda estava meio esquecida num canto e resolveu tirar ela para dançar.

   A percanta que estava “desaprecatada” dos panos, pois havia rebentado o botão da “baixeira de saco branco” (naquele tempo o elástico também era escasso e usavam um botão no cós), e a coitada havia se socorrido atando um tento na cintura para segurar a referida vestimenta e não queria dançar, mas como não podia dar “carão” foi sala de chão batido.

    Pois não é o gaiteiro atracou uma rancheira bem socada e naquela dança puladita o tento correu pra riba e a “baixeira” véia foi parar lá nos pés...

   Mas a xirua era despachada e não se apertou, meteu a ponta do pé, atirou pra riba e gritou.

   - Oia a capa da gaita gaiteiro.


Nenhum comentário: