segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Iniciativa do deputado Neri, o Carteiro auxilia municípios na elaboração de projetos

            Atento às necessidades dos municípios gaúchos, o deputado Neri, o Carteiro (SOLIDARIEDADE) colocou em prática, no início de 2020, uma importante iniciativa para ajudar entidades e associações a captarem recursos por meio do desenvolvimento de projetos. Para isso, o deputado tem visitado algumas prefeituras e colocado o gabinete à disposição para a realização deste trabalho. 


     A ideia surgiu de uma necessidade percebida pelo parlamentar: "Quase toda semana recebemos representantes de organizações que fazem trabalhos incríveis, mas que nem sempre têm recursos suficientes. Por outro lado, sabemos que há verbas disponíveis em nível nacional e internacional, não apenas verbas públicas, mas também de instituições e fundações ligadas ao setor privado. O que queremos é orientar os municípios sobre a melhor forma de buscar esse aporte financeiro", explicou Neri.

       Nas duas últimas quintas-feiras (09 e 16/01) foi realizado o primeiro curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, em Bom Jesus, terra natal do parlamentar. A iniciativa teve o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores do município e reuniu 48 participantes, entre representantes de organizações da sociedade civil e do poder público. O curso, com duração de 14 horas, foi ministrado por Marco Aurélio Alves, assessor parlamentar do deputado Neri, o Carteiro. Marco Aurélio é graduando em Psicologia, já foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e do Instituto Brasileiro da Pessoa e secretário municipal de Planejamento em Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí e Três Passos. Especializou-se em Gerência de Cidades/Elaboração de Projetos e Captação de Recursos em curso promovido pela Unesco. Alves foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e tirou o Conselho do gabinete para perto de quem produz a cultura.

      A novidade será levada a outros municípios que já estão agendando a realização das oficinas. O curso ministrado pela equipe do deputado é gratuito e oferece certificado de participação aos que obtiverem frequência mínima de 75%. Nele, são repassadas noções básicas sobre políticas públicas, formatação de projetos, fontes de financiamento, além de uma atividade prática de elaboração de projetos do interesse de cada entidade.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Assembleia Legislativa do RS tem nova Mesa Diretora

     Diante de uma plateia repleta de autoridades - incluindo o chefe do Executivo gaúcho, Eduardo Leite, ex-governadores, senadores, deputados, secretários, empresários, presidentes de partidos e lideranças regionais -, o progressista Ernani Polo foi eleito para a presidência da Assembleia Legislativa pelo período de um ano. A sessão solene, realizada no plenário 20 de Setembro na manhã desta segunda-feira (3), também definiu a nova Mesa Diretora da Casa até 2021.


     Em seu pronunciamento como novo presidente, Polo deixou claro qual será o principal foco de sua gestão: o estímulo à competitividade. "Uma das nossas metas centrais, em plena era digital, é diminuir a burocracia e estimular a simplicidade", disse o parlamentar.
Daniel Germano - MTE 13374 | Agência de Notícias - Foto: Vinicius Reis
Composição da Nova Mesa Diretora

Titulares
Presidente: Ernani Polo (PP)
1º Vice-presidente: Zé Nunes (PT)
2ª Vice-presidente: Franciane Bayer (PSB)
1º Secretário: Gabriel Souza (MDB)
2º Secretário: Dirceu Franciscon (PTB)
3ª Secretária: Zilá Breitenbach (PSDB)
4º Secretário: Luiz Marenco (PDT)

Suplentes
1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
2ª Suplente de Secretária: Fran Somensi (Republicanos)
3º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL)

4º Suplente de Secretário: Carlos Búrigo (MDB)

Nenhum comentário: