segunda-feira, 17 de julho de 2017

A música "Para, Pedro!" completa 50 anos - Por Ajadil Costa

            O ano de 2017, terá a comemoração de uma data histórica, que é o aniversário de 50 anos da música “Para, Pedro!”, composta em 1967 por Portela Delavy e José Mendes.

            Foi na Voz de José Mendes, que a  música “Para Pedro!” se tornou conhecida internacionalmente, inclusive gravada por vários interpretes e por vario grupos musicais, como Raul Gil, Trio Irakitan, Brazilian Beatles, e outras tantas canções suas gravadas por Sergio Reis, Gaúcho da Fronteira, Milionário e José Rico, Berenice Azambuja, José Claudio Machado, diria que uma pesquisa constata em mais de cem regravações de suas músicas por diversos interpretes de diversos gêneros musicais, citei alguns como exemplo, mas muitos outros artistas importantes  gravaram suas canções. 

            43 anos após a morte de José Mendes, continua sendo um dos artistas mais importante para cultura gaúcha, um dos maiores divulgadores do Rio Grande do Sul, certamente ao lado de outros imortais como Pedro Raimundo, Teixeirinha, Gildo de Freitas, Irmãos Bertussi, e entre outros tantos que fazem a história da musica gaúcha.

              José Mendes nasceu em 20 de abril de 1939, na época Machadinho distrito de Lagoa Vermelha, com 4 anos de idade seus pais se separaram e ele foi morar com pais adotivos em Esmeralda, na época distrito de Vacaria, E hoje Esmeralda reconhece o ilustre filho Adotivo onde ergueu um Memorial para resgatar e preservar a sua história, e divulgar para as gerações atuais o grande legado deixado por ele  para a cultura gaúcha, bem como seu exemplo de vida e persistência em lutar peles seus objetivos. José Mendes faleceu em 15 de fevereiro de 1974. Gravou 8 discos e fez 3 filmes.

              Em 1967, quando lançou um compacto com a música Para Pedro, matérias jornalísticas relatam que vendeu 600.000 cópias de discos e, certamente com o LP, ultrapassou 1 milhão de cópias.

             Em 1969, com o mesmo sucesso José Mendes lançou o Filme Para Pedro, que bateu todos os recordes de bilheteria em diversos estados do Brasil. 

              No ultimo final de semana de novembro deste ano, Esmeralda realizará o evento 10º Esmeralda Canta Zé Mendes, para comemorar os 50 anos da música Para Pedro.
Com Ajadil Costa em frente ao monumento "Memorial José Mendes", em Esmeralda



Nenhum comentário: