domingo, 23 de outubro de 2016

Palestra em Vacaria e visita à Fazenda Socorro

            Mais uma grande viagem em nossas vidas. Desta feita nos bandeamos para a Vacaria dos Pinhais. A convite do professor Edgar Bueno, do CTG Rancho da Integração, de Vacaria, estivemos nos dias 21 e 22 de outubro conversando com a gurizada sobre história do Rio Grande do Sul, história do Chimarrão e do tradicionalismo.
             Enter as 20h30min de sexta até as 23h trocamos muitas experiencias sobre o Rio grande do Sul e sua formação e sobre o chimarrão, onde a professora Liliane Pappen, presidente do Instituto Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, deu uma aula sobre a bebida símbolo do estado.
             Na manhã seguinte foi a vez da oficina de chimarrão e alguns nós de lenço, além da palestra sobre história do tradicionalismo gaúcho. Ainda fizemos um pequeno lançamento do livro dos 50 anos no CTG.
             Após o almoço no Parque Nicanor Kreamer da Luz, onde acontecia um rodeio do circuito, ou campeonato de laço do Porteira do Rio Grande, fomos para um passeio na Fazenda do Socorro (20km da cidade).
 Fazenda Socorro, de Vacaria, pioneira da fruticultura na Região


            A Fazenda do Socorro tem sua origem no século XVIII, nos tempos em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da Vacaria dos Pinhais buscar o gado e levá-los a Minas Gerais. Foi importante na economia gaúcha da época e é uma das mais antigas fazendas do Rio Grande do Sul. No local, ao lado da residência, foi construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Socorro.           

             Esta fazenda foi de propriedade do Dr. Arthur Coelho Borges iniciou a exploração frutícola na região, obtendo resultados muito significativos tornando-se uma verdadeira joia da fruticultura rio-grandense. Entre as frutas cita-se: maçãs, com quatro distintas variedades; dez variedades de ameixas; cinco variedades de cerejas; duas de nectarinas; cinco de pêssegos; quatro de peras, e possuindo ainda neste estabelecimento outras árvores frutíferas que se encontram em experimentação.
          Adquirida há pouco mais de dez anos pelos novos proprietários, traz presente em suas paredes e campos a história do casal Dr. Arthur Coelho Borges e dona Lourdes Noronha Coelho Borges, que tiveram o cuidado, aliado  ao  estudo  meticuloso nas experimentações para o sucesso obtido da Fazenda Socorro.
           Pelotas, Bruacas, estribos, esporas, ferros de passar roupa à brasa, maquinas de escrever, milhares de objetos que contam a história bicentenária da fazenda.
           Na fazenda Socorro a filha da Princesa Izabel, a libertadora, fazia pouso quando passava pela região. O mesmo acontecia com dona Lourdes quando ia para a Europa, ficando hospedada nos palácios.
            Um belo museu com peças antigas encantam os visitantes que lá se aprochegam para conhecer um pouco a história da região.    

Nenhum comentário: