segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sobre o circuito fronteiriço do final de semana - Palestras pelo Rio Grande

          1.350 km percorridos. Esta semana levo meu carro para troca de óleo, já se foram 10.000 km. Algumas pessoas perguntam, por quê? Eu digo, simplesmente: "Por que isso me satisfaz. Repassar os ensinamentos. Por que o conhecimento não é aquilo se sabe, mas aquilo que fazemos com o que sabemos".

          Já foram 579 palestras. Só em 2016 foram 57, desde o dia 21 de fevereiro, em São José do Ouro. Os temas? Os mais diversos. No ano do cinquentenário do Movimento Tradicionalista Gaúcho, e por ter pesquisado o material que colocamos no livro, foi o "carro-chefe" dos temas, mas também, o tema dos festejos farroupilhas do RS, "A República das Carretas", "ética nas relações dentro das entidades e regiões", "Liderança na seculo XXI", "História do RS", "Gestão de pessoas", entre tantas outras, com temas diversos escolhidos pelos que nos fazem os convites.

          Neste final de semana iniciamos por São Gabriel, à convite da Coordenadoria Tradicionalista Municipal, na pessoa do patrão Márcio D'Avila e sua esposa, Cátia Cavalheiro. A temática foi "A República das Carretas". E vejam só, ir à São Gabriel, terra dos Marechais, e o último reduto dos carreteiros do RS, falar sobre esta temática. Além do belíssimo evento, ainda fomos convidados à jantar na "Bóia Campeira", um pequeno mas extremamente aconchegante restaurante da cidade.
Trocando experiencias sobre nós de lenço e lendo o ECO, mostrando as matérias sobre os nós
A prendinhas com suas mostras folclóricas de bonecos e bonecas de pano - Tradição mantida



Essa foto diz tudo: A tradição não morre... enquanto crianças como esta estiverem lá....


          Saímos sábado de manhã, depois do café, rumo à Bagé onde visitamos a cidade cenográfica de Santa Fé. Confesso minha decepção pela falta de cuidado, pela falta de conservação, e o minimo, não ter o mínimo de senso da importância do turismo cultural. Um parque maravilhoso que é o Parque do Gaúcho, onde o turista chega, entra e sai e não leva NADA consigo. 
           Ainda almoçamos com o grande amigo, ex-coordenador da 18ªRT, Jorge Luiz Braga Abott, o Liquinho, em sua residencia, para matar a saudade.
           Na estrada, fomos até Hulha Negra, na Fazenda Rio Negro, propriedade do meu primo, onde fomos muito bem recebidos por quem entende do campeirismo gaúcho e da nossa hospitalidade.
           Seguimos para Candiota, abaixo de muita chuva, para palestrar no 13º Retiro da Juventude da 18ª RT. Confesso fiquei feliz com a quantidade de gente, pela participação de CTGs que antes eu não via nestes eventos. Parabéns aos criadores e aos que continuaram fazendo pela importância que tem.
Brincadeiras movimentaram o Retiro... Era  a tradição em ação...
 

Palestra: O Rio Grande do Sul no imaginário Social



Seu Severino Moreira, escritor, compositor, poeta, pesquisador da região da campanha. Grandes livros escritos e publicados pela Martins Livreiro Editora. Um grande mestre
           Posamos na Hulha Negra e retornamos para Candiota, fazendo uma palestra no Encontro Regional de Patrões, à convite do Coordenador Gilberto Bitencourt. Contando com a presença do Patrono dos Festejos Farroupilhas Zeno Dias Chaves e dezenas de patrões de CTGs da campanha.
O Patrono dos Festejos Farroupilhas do RS 2016, Zeno Dias Chaves foi um guri no meio da gurizada, aos 89 anos.


          E para encerrar a turnê, ou o circuito fronteiriço, rumamos para Pelotas, terra dos incomparáveis doces, terra de João Simões Lopes Neto, do grande amigo Coronel Alberto Rosa Rodrigues, Adão Vaz, da Centenária União Gaúcha, onde palestramos, lugar que sediou o 37º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1992, o 2º que participei.
          Pelotas terra dos doces, do time que mexe com o coração da galera, o poderoso Xavante, ou na boca do lobo, o Pelotas. Das turísticas Charqueadas, do Thomaz Luiz Osorio, dos Farrapos, do Carreteiros do Sul e tantas outras entidades que preservam a cultura e as tradições Gaúchas.
Na foto acima a Coordenadora da 26ªRT, Hilda maria Henen, e o Conselheiro Benemérito do MTG, Adão Vaz
A presença da prenda juvenil da 16ªRT Franciele Soares (acima e a direita), que veio de São Lourenço para a palestra

Nãopodia sair da cidade sem levar os deliciosos doces de Pelotas. Obrigado Murilo Real Heidrich 
Um velho ditado diz:"Quer saber se a festa era importante? pergunte se o chefe foi" - E lá estava ela, minha colega coordenadora Hilda Maria

Obrigado aos amigos que adquiriram livros do 50 anos do MTG em uma sessão de autógrafos especial

Nenhum comentário: