terça-feira, 18 de novembro de 2014

Um trabalho escolar que vale para os CTGs

          No inicio do mês de novembro, meu filho Jean Carlo, precisou fazer um trabalho para a matéria de língua portuguesa. O trabalho consistia em falar sobre a vida e obra de cinco poetas brasileiros. Por ser declamador, Jean escolheu poetas rio-grandenses. Foram eles: Aureliano de Figueiredo Pinto, Apparicio Silva Rillo, Jayme Caetano Braun, Guilherme Schultz Filho e Leo Ribeiro de Souza.
          Conforme ia ajudando-o íamos descortinando coisas que não fazíamos ideia. Foi então que Leo Ribeiro nos mandou um verso que transcrevo aqui, falando em todos os outros poetas que trabalhamos:
“Ao cabo de alguns anos
alguém manterá o vício
de declamar Apparício
e os versos do Aureliano?
E as pajadas de Caetano,
as Espinelas rimadas,
“inda” serão retrechadas
no aconchego de um galpão?
De Schultz Filho se lembrarão
na vida globalizada?”
          Quero agradecer ao amigo Léo Ribeiro, que não mediu esforços para fazer este material que se eternizará na biblioteca da escola. E no futuro pessoas irão ler e pensar nas verdades escritas por um gaúcho, preocupado com o futuro literário de nosso estado e do nosso país.

"Reconheço meu lugar. Não me considero nem sequer um poeta. Quanto mais, estar paleteando lado a lado com nomes desta estirpe. Contudo, não posso deixar de me sentir envaidecido pela lembrança"- diz Léo, com uma humildade que só é própria dos gigantes.

Nenhum comentário: