segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Conheças a Colonia do Santíssimo Sacramento, local da Chama Crioula 2015

No início, os portugueses traficavam escravos e contrabandeavam couros no Rio da Prata, além do Meridiano de Tordesilhas. Em 1680, fundam a Colônia do Santíssimo Sacramento e dividiram o controle do comércio com os espanhóis.

O rio da Prata, que os guaranis chamavam Paraná-Guaçu (mar grande), fascinou os navegadores que desciam até o extremo sul, explorando a costa. Muitos acreditaram que poderiam alcançar o Pacífico, navegando por suas águas.
A Espanha, mandou Juan Dias Solis assinalar a posse do estuário. Solis fez o reconhecimento, ergueu um marco e retornou à Espanha, levando quatro charruas. Solis voltou um ano depois, sem os nativos. Quando entrou no estuário, viu um grupo de índios acenando. Achou que eram gestos amistosos, desembarcou numa canoa, com dois oficiais e oito soldados da sua tropa. Mal tocam o pé em terra, foram massacrados pelos charruas. Só um, Francisco Puerto, escapou. A partir da tragédia, o vasto estuário tomou o nome de Rio de Solis, e não cessaram as viagens de exploração. Sebastião Caboto percorreu todo o rio, até o Paraná, e encontrou náufragos e sobreviventes de várias expedições, vivendo entre os Indios.

Quando Portugal e Espanha se uniram sob a coroa do rei Felipe II, a partire de 1580, os portugueses aproveitaram para consolidar sua posição no Prata. Na fundação de Buenos Aires, um quarto da população era portuguesa. Em 1640, os reinos se separaram e reacederam as seculares disputas. Os espanhóis tentando alijar os portugueses do comercio do prata e, por outro lado, os portugueses, através de Manoel Lobo, fundava a colônia do santíssimo sacramento, defronte ao território de Buenos Aires, desviando para o Brasil enormes quantidades de prata e ouro, em troca de escravos negros e açúcar.

Um século sem trégua
Assediada pelos espanhóis de Buenos Aires, desde os primeiros momentos, a Colônia do Sacramento teve raros dias de paz. Por 97 anos, a luta de Portugal Espanha por sua posse envolveu as principais chancelarias europeias em batalhas diplomáticas e man¬chou o pampa de sanque.

7 de agosto de 1680
Sete meses depois da fundação, Sacramento é destruída pelos espanhóis. Em 7 de maio de 1681, é devolvida a Portugal por intervenção do papa.

17 de outubro de 1704
Sitiada, resiste até 15 de março de 1705, quan os portugueses abandonam o lugar. É devolvida a Portugal pelo Tratado de Utrecht, de 1715.

10 de novembro de 1735
Novo sítio espanhol. O armistício é assinado em 21/3/1737 e confirmado pelo Tratado de Madri, de 1750.

06 de outubro de 1762
Depois de 16 meses sitiada, a Colônia é tomada pelos espanhóis. Mas volta aos portugueses 25 dias depois. O Tratado de Paris, de 1763, confirma.

1° de outubro de 1776

Atacada, Sacramento se rende em 31 de maio de 1777. No mesmo ano, o Tratado de Santo Ildefonso ratifica sua posse pela Espanha. Em troca, os portugueses ganham a região dos Sete Povos.

Nenhum comentário: