sexta-feira, 27 de junho de 2014

Editorial do Blog - No país do "não dá nada", deu!

       
       Tenho acompanhado as redes sociais e vejo diversas opiniões sobre a questão do atacante Luiz Suárez, do Uruguai. Muita gente saiu em defesa do atacante que desferiu uma mordida no zagueiro Italiano Giorgio Chiellini, no duelo entre Uruguai e Itália, pela última rodada da fase de grupos, da Copa do Mundo.

          Lembro-me quando o "galinho de quintino", o Zico, sofreu uma entrada violentíssima do Marcio Nunes do Bangu, e acabou com a carreira do nosso ídolo maior. A severa punição, sofrida pelo Suárez, tomada pelo comitê disciplinar da Fifa, prevê uma forte ação contra agressões, e  proíbe “comportamento antidesportivo em relação a outro jogador”. Talvez se a lei fosse rígida com todos que usassem de violência, independente de qual tipo, teríamos mais futebol e mais craques desfilando em campo. Muitos se acanham de uma bela jogada, de uma firula, por que podem sofrer uma agressão a qualquer momento.

         No país do "não dá nada", esqueceram de avisar a FIFA. Imagine a federação administrando o Brasil. Hospitais padrão FIFA, transporte no mesmo padrão, políticos poderiam sofrer punições fortes por que o regulamento assim reza. Pois é. Vamos procurar nas redes sociais se o punido foi lá falar coisas e ser apoiado por meia duzia que também não "curte" muito as leis. As federações criam a regra. O indivíduo tem TODO direito de entrar ou não para participar. Se optou por participar, aprenda as regras. Se não gosta delas, tem TODO direito de sair e ir para outro lugar. Mas não podemos tirar como exemplo a impunidade de nosso país, onde jornalistas e formadores de opinião, que tanto reclamam e dizem que a lei não é cumprida, quando é nas federações, tem que repensar... tem que rever... "um peso, duas medidas" - Não é correto punir.

          Temos que repensar. Quando pesar no bolso do infrator... Quando fizerem a regra valer pra TODOS, temos certeza que teremos uma sociedade melhor. Se os caras que quebram pernas, dentes com cotoveladas, mordem, saberem que ao fazerem isso serão duramente penalizados, o futebol volta a ver a bola rolar. Quando o país usar o mesmo peso e a mesma medida para ricos e pobres, vai melhorar bastante a sociedade que vivemos.

Nenhum comentário: