quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Inauguração do monumento à Paixão Cortes

         Hoje, dia 06/11, ficou marcado na história, foi inaugurado o “Monumento a Paixão Côrtes”, uma justa homenagem ao maior ícone do tradicionalismo gaúcho e ilustre filho de Santana do Livramento. O Monumento pode ser visitado na entrada da cidade, na bifurcação (trevo) das Avenidas João Belchior Goulart (BR 158) e a Avenida Dom Pedro II, próximo ao módulo da Brigada Militar.
         
Monumento teve a presença de ilustres visitantes: O secretario Assis Brasil e o futuro coordenador da 18ªRT, Gilberto Silveira

Uma estatua com cerca de 3,5 metros, reproduzindo a figura atual do folclorista, de corpo inteiro, com roupas regionais vai lembrar o Laçador, já envelhecido. A obra artística é do consagrado arquiteto e artista plástico, Sérgio Coirolo,  que tem obras espalhadas em galerias, coleções particulares e ao ar livre pelo Brasil e pelo mundo. Tendo exposto seus trabalhos em Florença, Itália, berço do Renascimento Artístico e a "Meca" da arte escultural. Cidades como Florianópolis, Bagé, Dom Pedrito, Cruz Alta, Mostardas, Melo (Uruguai), Palmeira das Missões, Aceguá e Trás os Montes em Portugal tem a honra de possuir trabalhos do magnífico artista gaúcho.
                
Mesmo polemico, mas com posição bem definida, Rui e Andrea fazem acontecer as cosias em santana do Livramento
          Tenho o orgulho de dizer que esta realização é fruto de quase 03 anos, de insistência e persistência do meu querido amigo Rui Rodrigues e de sua esposa Andrea, que trabalharam para a aprovação do projeto no Pró-Cultura RS da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, mesmo sendo desacreditado por muita gente, o que podemos considerar normal, pois estas mesmas pessoas nunca arregaçaram as mangas e forma fazer o que o Rui e a Andrea fazem.  

Nenhum comentário: