sábado, 2 de novembro de 2013

ENART. Reunião anuncia cuidados para 2013

      Entradas e saídas - aprovada a quantia  de 32 integrantes compossibilidade de troca.
     As danças permanecem 12 pares. Não será permitida a interação com pessoas de fora do tablado. "Não pode ter algo ensaiado  interagindo com o público e que venha a acrescentar à coreografia.
      Considerado o Inicio da dança para marcação do tempo - A abertura do tempo é dada a partir da liberação dos microfones pelo apresentador e encerra após o término da execução musical E recolhimento dos acessório de retirada contidos no palco

               Indumentária: Cuidar indumentária dos músicos. Até dia 05 de novembro, terça-feira, deve ser entregue a pesquisa da indumentária do grupo.
            Duvidas não podem se tornar uma verdade: Em alguns rodeios ou mesmo em alguma regional, algum grupo pode ter apresentado algum movimento que não foi descontado. Na duvida, realmente não foi descontado. "Alguns movimentos não estavam no livro exatamente como deveriam estar escrito. Pois todo mundo sabe como deveria ser, por ser de conhecimento público. Então algum instrutor resolveu modificar á bel prazer. pode não ter sido descontado em determinado momento, mas agora, depois de discutido, acordado, seja devidamente descontado."

         Marcação de palco - Em cima do tablado nada pode. Tudo deve ser retirado. Alegorias, adereços assessórios  devem ser retirados. Pena de  desconto de até  0,02 por dança.


Notas de Instruções Musicais para o ENART 2013

Concurso: Danças Tradicionais
Quesito: Música

PARA A FORÇA "B", a principal alteração é o aumento de 4 para 6 músicos na final, após a alteração promovida na última convenção tradicionalista.
No mais, a avaliação musical observa TODOS OS QUESITOS E CRITÉRIOS DA FORÇA "A".  QUAIS SEJAM:

I) - Poderão ser utilizados outros gêneros musicais, exclusivamente nas entradas e saídas das danças tradicionais, quando se tratar de homenagem feita às etnias formadoras do gaúcho (índia, portuguesa, açoriana, espanhola, negra, luso-brasileira (biribas), alemã e italiana) e que contem com prévia autorização da vice-presidência de Cultura do MTG, passada por escrito antes do início da etapa em que ela for apresentada.

II) - Nas coreografias de entradas e saídas dos grupos de danças tradicionais, admite-se o uso de outros instrumentos quando a música escolhida, compatível com a proposta da apresentação, forem necessários para a homenagem feita às etnias formadoras do gaúcho, TAMBÉM MEDIANTE PESQUISA APROVADA SOB PREVIA ANÁLISE DO SUBDEPARTAMENTO DE MÚSICA E DA VICE PRESIDÊNCIA DE CULTURA.

III) - Exclusivamente para as coreografias de entradas e saídas, os grupos de danças poderão utilizar, além do pandeiro, outros dois instrumentos, entre os seguintes: cajon, baixo acústico, prato de ataque e carrilhão, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO DA ENTIDADE.

IV) - Somente serão permitidos, nos concursos, quer sejam individuais ou coletivos, o uso dos seguintes instrumentos musicais: violão, viola (10 ou 12 cordas), viola de arco, violino, rabeca, gaitas, bandoneon e pandeiro.

V) - Após a última convenção, o acompanhamento musical dos grupos de dança passou a ter peso 1,0 (um), dentro da nota da dança, SEM ARREDODAMENTO, sob os seguintes critérios:

      a) correção musical ............................................0,3 pontos;
      b) execução musical ...........................................0,4 pontos;
      c) harmonia de conjunto.......................................0,3 pontos;


VI) - Como fonte de pesquisa e orientação, o SubDpto de Música disponibiliza no site do MTG as Notas de Instrução Musical para o ENART 2013, sobre a forma de avaliação técnica adotada para o certame.

Nenhum comentário: