quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pedagoga assume CTG do Paraná


     Pela primeira vez em quase 50 anos de sua fundação, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Recordando os Pagos, de Francisco Beltrão, será comandado por uma mulher. A solenidade de posse da patroa Delcir Scolari, que é professora e pedagoga, transcorreu na noite de sábado, 9, em jantar dançante na sede social do centro de tradições. O evento social reuniu mais de 600 pessoas.
      A nova patroa e o marido, Paulo Scolari, participam da entidade há cerca de 20 anos. Delcir tem várias propostas para realizar durante seu mandato de 2013-2015. Ela disse que "o desafio é grande, até por eu ser a primeira prenda a ser patroa. Nós entendemos que é uma oportunidade ímpar pra que a gente possa fazer um bom trabalho, mas o nosso grupo é misto (homens e mulheres). A gente vai estar lado a lado com todos no CTG, mas com este grupo que estamos nos cercando nós vamos alcançar os nossos objetivos".
      A patroa frisou que o objetivo principal é a divulgação da cultura gaúcha. Ela destacou que, "neste momento, o CTG Recordando os Pagos está ocupando o primeiro lugar no Paraná no tradicionalismo, os nossos artistas vão representar o Estado no Fenart (Festival Nacional de Arte e Tradição) em Jataí (GO)". A entidade tradicionalista foi campeã em várias categorias no último Festival Paranaense de Arte e Tradição (Fepart).

Propostas
       Delcir disse que, no comando do CTG, "além da questão cultural, queremos melhorar e embelezar a sede, tem todo um projeto na frente e para o lado. A gente quer fazer um novo visual para o galpão e pra receber a população". Sobre a realização da Semana Farroupilha Integrada, com o CTG Herdeiros da Tradição e grupos de cavaleiros, já foi feito o primeiro contato para a continuidade do evento. Mas a intenção é realizar festividades também no CTG 

Recordando os Pagos.
      A patroa adiantou que em 2013 não será realizado o tradicional Rodeio Artístico em Beltrão, porque os artistas do Recordando os Pagos vão participar o Fenart. Mas ela garantiu que o CTG disputará os rodeios culturais em outras cidades. Delcir adiantou que a nova patronagem quer retomar a realização dos rodeios crioulos, "mas não para 2013". 

Baile gaúcho
       Após o jantar, um grupo musical tradicionalista comandou o baile. Muitos casais se divertiram no salão. Eliane Bottega estava na promoção social com um grupo de amigos. Ela participou do curso de danças e gostou. "É bastante diversificado os estilos de danças. Tinha gente que não sabia nada e saiu com um grande aprendizado", afirmou. Eliane disse que gosta de tradicionalismo: "O nosso estilo é mais o estilo gaúcho".

Fonte: Jornal de Beltrão

Nenhum comentário: