terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Cronologia da história do RS 1635/1715

1635 – Saiu de São Paulo a bandeira chefiada por Raposo Tavares, que iniciou um processo acelerado de destruição das reduções rio-grandenses.
1637 – Foi a vez da bandeira chefiada por Fernão Dias Paes atacar as reduções.
1640 – O bandeirante Jerônimo Pedroso de Barros ataca as reduções e apreende grande quantidade de indígenas.
1641 – trava-se a primeira batalha em território gaúcho, entre bandeirantes e indígenas. A batalha do M’Bororé ocorreu na margens do rio Uruguai. Depois deste episódio, os jesuítas se retiraram do Rio Grande.
Entre 1641 e 1682 o território somente foi palmilhado por aventureiros e caçadores de gado que, solto, se reproduziu enormemente, formando a Vacaria do Mar. Os próprios índios, especialmente os do grupo pampeano, dedicaram-se à caça do gado chimarrão, do qual retiravam o couro para venda nas margens do rio da Prata.
1680 – Os portugueses, por Dom Manuel Lobo, construíram a Colônia do Santíssimo Sacramento, em frente à cidade de Buenos Aires, na margem esquerda do rio da Prata. Ainda em 1680 a fortaleza do Sacramento sofreu o primeiro ataque. Os índios missioneiros, liderados pelo General Antonio da Vera Mujica, que defendia os interesses espanhóis tomaram aquela povoação.
1681 – O Tratado Provisional (Tratado de Lisboa) restituiu a Colônia aos portugueses que a reergueram em 1883. A fortaleza foi reconstruída por Duarte Teixeira Chaves.
1682 – Retornam os padres jesuítas com o fim de fundar os Sete Povos das Missões. A primeira a ser construída foi a de São Francisco de Borja, pelo Pe. Francisco Garcia.
1687 – Os jesuítas constroem as Missões de São Nicolau, São Luiz Gonzaga e São Miguel Arcanjo (as ruínas desta Missão é reconhecida como Patrimônio da Humanidade, desde 1983).
1688 – Os portugueses fundam Laguna. Entre essa localidade e a Colônia do Sacramento iniciam as atividades tropeiras em função da Vacaria do Mar localizada no entremeio.
1690 – Surge a Missão de São Lourenço Mártir.
1697 – O Pe. Antonio Sepp funda a Missão de São João Batista. Os jesuítas escondem parte do gado chimarrão nos Campos de Cima da Serra, formando a Vacaria dos Pinhais.
1706 – A última Missão foi a de Santo Ângelo Custódio.
1704 – A Espanha declara guerra a Portugal e determina que seja atacada a fortaleza de Sacramento. Depois de cinco meses os portugueses abandonaram a Colônia.
             1715 – Pelo tratado de Utrech a Colônia do Sacramento volta ao domínio de Portugal.


Extraído do Livro
Manual do Tradicionalismo
Manoelito Savaris

2 comentários:

Maria da Graça Menezes Mourão disse...

Parabéns excelente pesquisa.

Unknown disse...

Parabéns! Adorei ler isto. Obrigado!