quarta-feira, 29 de junho de 2011

A Glória e a Derrota são passageiras

Conta a história que havia um rei sábio e bom que já se encontrava no fim da vida Um dia, pressentindo a chegada da morte, chamou seu único filho, que sucederia no trono, tirou do dedo um anel e deu-o a ele dizendo:

— Meu filho, quando fores rei, leva sempre contigo este anel. Nele há uma inscrição. Quando viveres situações extremas de glória ou de dor, retira-o e lê o que há nele.

E o rei morreu, e seu filho passou a reinar em seu lugar, sempre usando anel que o pai lhe deixara. Passado algum tempo, surgiram conflitos com ui reino vizinho que culminaram numa terrível guerra.

A frente de seu exército, o jovem rei partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, seus companheiros lutavam bravamente; mortos, feridos tristeza, dor, e o rei se lembra então do anel. Tira-o do dedo e lê a inscrição "Isto também passará".

E ele continuou na luta. Perdeu batalhas, venceu outras tantas, mas, final se saiu vitorioso.

Retorna, então, a seu reino e, coberto de glória, entra em triunfo na cidade. O povo o aclama. Chama-o de herói. Neste momento ele se lembra seu velho e sábio pai. Tira o anel e lê:

"Isto também passará" - Sejamos humildes

Nenhum comentário: