quarta-feira, 8 de junho de 2011

Encontro de estudo de danças em Campo Bom

Estive domingo no encontro de estudos das danças tradicionais  para os rodeios e para o ENART. Sinceramente, fui cobrir para o Portal MTG, está lá as fotos, amanhã estará a materia do evento, mas num primeiro momento, na abertura,  ajudei o diretor artistico a fazer, consegui captar a tensão existente no ambiente.
Mais de 100 professores de danças tradicionais do estado. A nosso convite, Toni Alex, do Paraná, campeão nacional esteve presente. Conversando com ele me disse ter sentido o ambiente pesado também. Todos se estudavam. De um lado apreciadores do trabalho do atual diretor artistico, Toni Pereira, meu amigo particular, começamos juntos, fazendo o mesmo curso. Cada um seguiu sua trilha. Do outro lado instrutores que acreditam e apostam no trabalho de Rodrigo Sartori e sua equipe. Apostam que agora os grupos não serão vistos pelos seus instrutores. Mas será que eram vistos assim?

Fui avaliador por muitos anos. Não mais quis trilhar esse caminho. Se faz muitos amigos. Mas se faz muito mais inimigos. E o tradicionalismo não requer inimizades..mas sim sempre se fazer um amigo. Passei a manhã no M'Bororé e não vi nada acontecer, além da apresentação e curriculos dos avaliadores. Como professor, didaticamente tava dificil. Mas na parte da tarde conseguiu-se passar dança por dança.
Fotos de Ricardo Lage para o Portal MTG
O Rodrigo disse em sua entrevista cobrar coerencia. E é somente isso que os grupos e CTGs querem da comissão. Coerencia. Tenho conversado com os avaliadores. Com os professores. Com dançarinos. Não leio mais o Fórum e, acho que, logo vai cair, como o portaldogaucho.com.br caiu. Muita ofensa e baixaria. Tem que dar a cara. Pelear de peito aberto. Nossa geração vai tomar conta. Isso tá escrito. Quando pararmos de nos degladiar e avançarmos juntos.

Nenhum comentário: