domingo, 23 de outubro de 2022

A volta aos Estados Unidos da tradição gaúcha

     Uma vez, quando criança, me perguntei: "Será que um dia irei a outro país?". Filho de família bastante humilde, me contentava em visitar Aceguá, próximo de minha querida Rainha da Fronteira, Bagé, terra que me criei quando ainda era pequenote. Ir até Aceguá me permitia visitar outro país. Contava isso na escola para os colegas.

    Os anos passaram e no ano de 2007, juntamente com o GAN Anita Garibaldi, de Encantado pude ir para a Europa e, por mais de um mês, visitamos Alemanha, Holanda e Espanha. Meu saudoso pai não escondia o orgulho. Depois vieram outras viagens pela América Latina como Chile, Argentina e Peru. Em 2016 foi a vez de ir a China e de poder, mesmo que em dois dias, conhecer Dubai. 

   Quando chegou o ano de 2018, tivemos a grata satisfação de ir, por duas vezes até os Estados Unidos, sendo que no mês de setembro daquele ano visitamos diversos estados e cidades americanas. Conhecemos muitas histórias e presenciamos muito amor pelas cosias da tradição gaúcha. Pois este ano tivemos a oportunidade de ir novamente na terra do Tio Sam. Estivemos na inauguração do Rancho Minha Terra, de propriedade de Vandenir Souza, ex-presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro que, apesar de residir e trabalhar na Califórnia, tem residência também em Orlando, na Flórida.

    Foram três dias de atividades para inaugurar um espaço fantástico, como um grande centro de eventos, que envolveu a participação do Gaúcho da Fronteira e do comediante Paulinho Mixaria. Fomos convidados pelo anfitrião, mais uma vez, para estarmos presentes nesse grande momento. Participaram do evento os CTGs: Rancho Rio Grande - Califórnia; Rincão do Imigrante - Orlando; CTG 100 Fronteira - Boston; Amigos do Rio Grande - Connecticut; Querência Pioneira - Utah; Saudades da Minha Terra - New Jersey; e Centro Cultural Bento Gonçalves - Los Angeles/Califórnia. Tu imaginas tantos CTGs assim nos Estados Unidos? O que os une? Sim, a tradição gaúcha.


    Claro que um evento dessa envergadura envolve business (negócios). Empresas de vários segmentos estiveram por lá vendendo seus produtos. Mas tivemos, em primeiro plano, shows com Gaúcho da Fronteira, Paulinho Mixaria, baile com Raíz do Sul, passeios a cavalo, comandado pelo experiente Isac Ribeiro, brincadeiras para as crianças, Grenal de bombachas, sob a responsabilidade do jornalista Joe Sarmento, tiro de laço com vaquinha parada, oficina de chimarrão e nós de lenço, apresentações artísticas, entre muitas outras atividades. Foi no sábado, antes do espetáculo do Gaúcho, que foi feita a reunião envolvendo os representantes das entidades e ex-presidentes da CNATGB, que foi escolhido o novo presidente da Confederação: Roger Santos.

        Roger Santos, músico da banda gaúcha Raíz do Sul, é natural de Cruz Alta/RS, iniciou no tradicionalismo em Taquara, no ano de 1988, foi instrutor de dança gaúcha de salão (1998) e depois foi para Bahia, dar um curso de danças no maior CTG do Mundo, o Sinuelo dos Gerais, em Luís Eduardo Magalhães-BA. "Acabei mudando para lá em 2007 e fiquei por lá até 2018 quando vim pros Estados Unidos" - conta Santos. Criaram a primeira banda gaúcha dos EUA, o Grupo Raiz do Sul, em 2022, e depois de 5 bailes em Orlando estarão mostrando seu trabalho em Newark (New Jersey), dia 12 de novembro.  


   Vandenir de Souza,
 proprietário do Rancho, chegou nos Estados Unidos em 1988, e é natural de Santo Antônio da Patrulha, RS. É Casado com Cynthia e tem dois filhos, Nicolas e Anthony, 23 e 20 anos de idade, respectivamente. 

Começou sua trajetória tradicionalista no Centro Cultural General Bento Gonçalves, em Los Angeles. É membro do CTG Rancho Rio Grande, de Perris, Califórnia e já como presidente da Confederação Norte Americana do Tradicionalismo Gaúcho foi co-fundador do CTG Rincão do Imigrante, em Orlando (2018). 


Sob a responsabilidade e atenção de Lisa Lucca, coordenadora da 40ªRT, os CTGs nos Estados Unidos tem crescido bastante e, agora, com a injeção de ânimo dada por Vandenir, em muitos lugares onde estava 'adormecido', voltou a brilhar a esperança de reabrirem as entidades. Roger inicia seu trabalho oficialmente em janeiro de 2023, mas já começa a fazer contatos e o novo planejamento para tocar a sua gestão frente a Confederação.

Um comentário:

Sarmento disse...

Muito boa matéria. Obrigado, Rogério