quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Projeto tradicionalista tem seu 1º evento em São Borja

Buscando fortalecer as normativas e orientações do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS), especialmente no que diz respeito a Carta de Princípios, responsáveis pelos Departamento Cultural de 3 Entidades de São Borja lançam o Projeto “Sentinelas da Cultura – Resgatando e Construindo histórias”, que tem por objetivo principal envolver o jovem tradicionalista e da comunidade local em atividades que visem a difusão da cultura e do legado dos antepassados.

Liderado pelas coordenadoras culturais do CTG Tropilha Crioula, Mirela A. Ferreira, do CN Boitatá, Iara Cristina Dalenogare, e do PTG João Manoel, Diacuí Bogo, e apoiadas pelos patrões das 3 Entidades e mais o CTG Revivendo a Tradição/de Sarandi, o primeiro evento que será realizado focando o desenvolvimento do projeto será a Roda de Conversa no Dia do Jovem Tradicionalista: “Os Jovens de ontem e de hoje”, com os 5 tradicionalistas homenageados nas últimas Semanas Farroupilha.

O encontro é aberto ao público em geral e será realizado no CN Boitatá no dia 05/09/2022 (próxima segunda-feira), a partir das 19h, contando com a presença de Cirio Nei Gauna (homenageado deste ano); Denise Morgental (homenageada em 2021); Lucélio Fortes da Silva (homenageado em 2019); Antônio Aguilar, representado por seu irmão José Maria Aguilar (homenageado em 2018) e Nídia Maria Rocha Bogo (homenageada em 2017), mediados pela também tradicionalista Daniele Balbueno, que irá auxiliar os convidados na condução do compartilhamento das suas trajetórias tradicionalistas. O ano de 2020 não teve homenageado devido as restrições impostas pela pandemia e uma delas foi o cancelamento da Semana Farroupilha daquele ano.

“Nosso objetivo principal é ajudar o jovem de hoje a encontrar no Movimento a satisfação fazer algo pelo próximo, pois percebemos que a geração Y está muito focada em ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, diz Iara Cristina, coordenadora cultural do CN Boitatá.

Outras ações estão sendo pensadas pelas coordenadoras para que também a família dos jovens se perceba engajada no projeto: “notamos um distanciamento dos pais da participação ativa nos CTG’s e isso impacta diretamente nas crianças e jovens, que se formam pelo exemplo”, diz Diacuí Bogo, coordenadora cultural do PTG João Manuel, “por isso, ao unir pais, avós, tios, colegas,…, entendemos que os jovens estarão mais motivados”, complementa.

A união das Entidades Tradicionalistas, sem o destaque a uma ou outra bandeira, é incentivado há anos pela coordenadora cultural do CTG Tropilha Crioula, Mirela Ferreira: “venho de uma escola tradicionalista onde realizávamos os projetos em conjunto com todas as entidades locais e os jovens se uniram pela amizade, parceria, pela sociedade e pelo Movimento”, lembra.

Além de conhecer um pouco do percurso dos homenageados, os participantes irão auxiliar o Asilo São Vicente de Paula, pois as coordenadoras do projeto estão solicitando 01 litro de leite como ingresso ao evento: “nossas atividades terão sempre o intuito de auxiliar a comunidade local de alguma forma: hoje será o Asilo, amanhã poderá ser uma escola municipal, depois uma associação de bairro; o que de fato vai acontecer é que vamos ajudar a mudar o cenário atual”, declaram as organizadoras.

Mais informações podem ser obtidas com as idealizadoras dos projetos e através das redes sociais.

O que: “Roda de Conversa no Dia do Jovem Tradicionalista com os homenageados da Semana Farroupilha de São Borja dos anos de 2017 a 2022 - Os Jovens de ontem e de hoje”

Quem: Entidades tradicionalistas de São Borja

Onde: CN Boitatá/São Borja

Quando: 05/09/2022

Que horas: a partir das 19h

Pra quem: aberto a toda comunidade local

Ingresso: 01 litro de leite

 Mirela Ferreira/Jornalista 
MTB nº 0018356/RS

Nenhum comentário: