domingo, 24 de abril de 2022

É de Ijuí, o Peão Farroupilha do RS - Eloir Wichinheski Junior


     O Rio Grande tradicionalista esteve no 33º Entrevero Cultural de Peões do Estado, entre os dias 21 e 23 de abril, em Palmeira das Missões, Terra do Carijo da Canção Gaúcha para a escolha do representante da cultura e do campeirismo gaúcho.

    O evento teve a organização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 17ª Região Tradicionalista, CTG Galpão da Boa Vontade e Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e reuniu a comunidade tradicionalista do estado para assistir as provas dos 40 candidatos ao cargo de peão, guri e piá farroupilha do RS. 

   Depois de fazer uma prova escrita sobre história do RS, tradicionalismo, e folclore, os candidatos passaram por uma prova artística na sexta, onde cantaram, tocaram um instrumento ou declamara, executaram as danças gaúchas, tradicional e de salão, e no sábado participaram das provas campeiras, encilhando, andando a cavalo, fazendo prova de rédeas, aparte e laço. Provas de galpão como o charque, churrasco, trança e chimarrão também fizeram parte deste grande teste para escolher o novo representante da juventude tradicionalista.

    O vencedor foi Eloir Wichinheski Junior, 9ª Região Tradicionalista, do Grupo de Folclore Chaleira Preta – Ijuí, terra das etnias, que sediará o evento em 2023.

Os demais eleitos:

1° PEÃO FARROUPILHA - ELOIR WICHINHESKI JUNIOR | 9ªRT GRUPO DE FOLCLORE CHALEIRA PRETA - IJUÍ

2° PEÃO FARROUPILHA - MATHEUS HENRIQUE COCENSKI | 20ªRT CTG GUARDIÕES DA FRONTEIRA - TENENTE PORTELA

3° PEÃO FARROUPILHA - MATHEUS DOS SANTOS SACHETT |13ªRT CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA

1° GURI FARROUPILHA - DJONATHAN JÚLIO UBESSI STREIT | 9ªRT CTG RANCHO DOS TROPEIROS - IBIRUBÁ

2° GURI FARROUPILHA - MATEUS CRUZ RODRIGUES | 13ªRT CTG SENTINELA DA QUERÊNCIA - SANTA MARIA 

3° GURI FARROUPILHA - LEONARDO ALOISIO ANDREOLLA | 7ªRT  CTG MANOEL TEIXEIRA - TAPEJARA

1º PIÁ FARROUPILHA - GUILHERME MERGENER DA SILVEIRA | 22ªRT CTG SANGUE NATIVO - PAROBÉ

2º PIÁ FARROUPILHA - GABRIEL KOTHE BARTZ | 5ªRT CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ -SANTA CRUZ DO SUL

3º PIÁ FARROUPILHA - GUSTAVO PRIETSCH DOS SANTOS | 6ªRT CCN SENTINELA DO RIO GRANDE - RIO GRANDE

 


   O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de “Concurso Troféu Farroupilha”, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, no ano de 1989. Em 1991, passou a ser realizado junto a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), mas, a partir de 1992 o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995 foi criada a categoria juvenil, denominada de “Guri Farroupilha” e, em 2012, a categoria mirim, o “Piá Farroupilha”. 


Nenhum comentário: