domingo, 3 de abril de 2022

Curso de Folclore Gaúcho abre inscrições

     Estão abertas as inscrições para mais um curso de Folclore da Comissão Gaúcha de Folclore, que será realizado entre 25 e 30 de abril. Até 16 de abril, os interessados devem preencher um formulário on line, à disposição na página da CGF no Facebook e no blog da entidade. Também pode ser requisitado pelo e-mail comisssaogauchadefolclore@gmail.com.

    O Curso terá aulas on line, de segunda (25) a sexta-feira (29), a partir das 19h30, ao custo de R$ 60,00 para novos alunos. O depósito deve ser feito via transferência bancária ou PIX, dados igualmente disponíveis nas páginas da CGF.

    Em 30 de abril, último dia do evento, a aula será presencial, com um passeio dos alunos ao Distrito de Santo Amaro, na cidade histórica de General Câmara, onde a professora e doutora em História Vera Lúcia Maciel Barroso vai falar sobre os 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul.

    A data de 30 de abril marca o centenário de Lilian Argentina Braga Marques, uma das maiores folcloristas do Estado. Os participantes que não puderem viajar terão acesso à aula virtual, através de um link que será fornecido.

    Entre os assuntos abordados, estarão os conceitos básicos do que significa Folclore e as diferenças entre Tradição, Tradicionalismo e Regionalismo.

    Outros temas envolvem a Aplicação Pedagógica do Folclore na Escola, Brinquedos e Brincadeiras, Religiosidade, Festas e Folguedos, a Economia da Cultura e Turismo Cultural e o Folclore Tropeiro e Carreteiro.

    Para receber certificação do curso é preciso completar 75% de presença. Além disso, é solicitado um trabalho de conclusão e o aluno é convidado a fazer parte da Comissão Gaúcha de Folclore. As vagas são limitadas.

Jornalista Erika Hanssen
Diretora de Comunicação CGF

Nenhum comentário: