segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Prendas e Peões do RS participam de eventos pelo estado

 Roda de Mate, em Ibirubá, recebe a 2ª Prenda do RS

    No último domingo, 06, aconteceu em Ibirubá, 9ª RT, o evento Roda de Mate (CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha) em paralelo à Festa Campeira do CTG Rancho dos Tropeiros, que contou com a participação da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, Natália Bernardo. 

    A conversa foi sobre o tema “Voluntariado” e como podemos realizá-lo enquanto tradicionalistas. Na oportunidade, Natália entregou aos presentes o kit seminário sustentável, que é o convite para participarem do evento oficial do MTG que ocorrerá dia 05 de março, de forma virtual.


Jorge Silveira fala do manejo do cavalo, em Pelotas 

   Neste domingo, 6 de fevereiro, na cidade de Pelotas, o 2º Peão farroupilha do Rio Grande do Sul, Jorge Silveira, esteve palestrando no evento “O Manejo do Cavalo” promovido pela gestão de Guris Farroupilha da 26ª Região Tradicionalista.

    A atividade aconteceu no galpão do rancho da Diretora artística da 26ª RT, Marta da Silva, contando com a presença de prendas e peões até mesmo de outras regiões. Silveira falou sobre todos os cuidados que devemos ter com o cavalo. “Falei um pouco sobre os locais para se deixar o animal, sobre a doma, baldas e manhas, alimentação e fomos conversando sobre dúvidas que surgiram no decorrer da nossa fala” – afirmou Silveira.

A 1ª Prenda Juvenil do RS e o Peão Farroupilha do RS participaram do Encontro Regional de Prendas e Peões da 14ªRT, no CTG Jango Borges, em Arvorezinha. Pela manhã, Maria Eduarda Lima e Ramiro Bregles palestraram sobre "Voluntariado e as Artes” e “Voluntariado na Retomada Tradicionalista”. Na parte da tarde participaram da roda de conversa sobre “Voluntariado e a Saúde Mental”.

Andrei de Moura Caetano, 3° Peão Farroupilha do RS e Daniel Muller Forrati,1° Guri Farroupilha do RS, estiveram na apresentação do livro "Memórias e Pesquisas" do qual são co-autores onde contribuíram com seus trabalhos sobre o "Tropeirismo da Atualidade", fruto da pesquisa de campo para o Entrevero Estadual. A apresentação foi feita na praça Leônidas Ribas em Santo Ângelo/3aRT no projeto "Brique da Praça" onde depois fizeram um show de 1h30min no show das onze que é parte do mesmo projeto.

Leônidas Augusto da Silva 

Leônidas, 2° Guri Farroupilha do RS, esteve presente no 42° Rodeio Crioulo de Coronel Bicaco onde, além de prestigiar o evento, concedeu duas entrevistas. Juntamente com o patrão do CTG Tropeiros do Campo Santo, Alberi Fagundes, e o Coordenador da 20ª RT, Júnior Voos, abordou temas como o "ser Tradicionalista" e sobre a valorização do jovem e da família para a perpetuação da tradição gaúcha.

Rafaela Mariane Bertoldo Bozz 

Em viagem para fora do estado, a 3ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Rafaela Bozz, foi visitar as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para resgatar a lenda das Cartas de Naipi e Taroba.

Nenhum comentário: