domingo, 27 de junho de 2021

Manoelito Carlos Savaris é eleito presidente do MTG

   

   Depois de cinco anos e meio afastado, o tradicionalismo gaúcho organizado o chamou para esse momento difícil. Mesmo com muitos votos retirados de última hora, deixando muitos tradicionalistas se perguntando o motivo, a chapa “Pelos Laços da Tradição”, liderada por Manoelito Carlos Savaris (25ª RT), foi eleita neste sábado (26/6), com 626 votos, para compor o novo Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Foram contabilizados ainda, um voto em branco e quatro votos nulos. No total foram 1270 votos.

     O resultado da eleição foi transmitido ao vivo através das redes sociais do MTG. Este ano, devido à pandemia, o pleito ocorreu presencialmente, nas 30 Regiões Tradicionalistas. Nos processos eleitorais anteriores, a votação era feita durante o Congresso, realizado anualmente em janeiro, em uma cidade gaúcha.

     Após o anúncio da chapa vencedora, uma reunião entre os conselheiros elegeu para presidente do MTG o tradicionalista Manoelito Savaris. Ele comandará a entidade até a próxima eleição, no início de 2022. Natural de Casca (RS), Savaris tem 65 anos, é oficial da Brigada Militar e bacharel em História. É casado com Odila Paese Savaris, pai de três filhos e avô. Foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul.

     Coordenou a 25ª RT em 1996 e 1997; foi vice-presidente de Administração do MTG, em 1999 e 2000, ao lado de Jayr Lima; e presidente do MTG nos anos de 2001 a 2003, 2005 e 2006, 2014 e 2015. Ele também foi presidente do já extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010; e presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), em 2012 e 2013. Manoelito Savaris é autor de vários livros, entre eles “Rio Grande do Sul: História e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos publicados pelo MTG.

     No vídeo onde foi transmitido o resultado do pleito estavam o presidente interino, Cesar Oliveira, o presidente da Comissão Eleitoral Alessandro Gradaschi e Airton Timm, todos na sede do MTG. E por videoconferência, Manoelito Carlos Savaris e Silvania Affonso (que ficou em 2º lugar com 367 votos). O candidato da Chapa 01, Fabiano Vencato, que ficou em terceiro, não se fez presente. "Parabéns à equipe Pelos Laços da Tradição, coordenada pelo nosso tradicionalista Manoelito Savaris, ao qual desejo muito sucesso para que consiga realmente fazer tudo aquilo que conversamos nos encontros" - disse Silvania. "Lhe dizer que lhe admiro muito pela sua postura e educação (...) isso me marcou muito, pois estamos competindo, mas somos acima de tudo, tradicionalistas. Agradeço a minha equipe e aos 367 delegados que acreditaram em nossa proposta. Quero visitar cada um para agradecer. Meu muito obrigada." - concluiu.

     "Os pleitos sempre nos deram lições, mensagens e indicam caminhos. Os tradicionalistas decidiram qual o caminho e qual o rumo deve ser tomado neste momento, até o próximo evento que mudará a direção do Movimento" - disse Savaris. "Silvania, serás sempre bem vinda no MTG e nas Regiões. Tu serás bem recebida pelos patrões, não tenhas dúvida disso. E se quiseres, eu vou contigo. Aos que nos apoiaram, contem conosco. Aos que não apoiaram, contem também. Todos serão sempre ouvidos e respeitados." - concluiu.

Informações básicas de 
Daiana Silva - Jornalista
Assessoria de Imprensa MTG

Nenhum comentário: