segunda-feira, 21 de junho de 2021

Datas Comemorativas - 21 de junho

     Dia Internacional do Yoga, Dia do aperto de mão, Dia da Mídia, Início do inverno, Dia do intelectual, Dia do controle de Asma e Dia Universal Olímpico

Chegada de Auguste de Saint Hilaire a Porto Alegre

1820 - As imediações de Porto Alegre fazem-no lembrar o sul da Europa e tudo quanto ele tem de mais encantador. A cidade, situada em agradável posição numa pequena península formada por uma colina que se projeta sobre o Guaíba, conta com uma população de dez a doze mil almas. O porto dá calado para sumacas, brigues e galeras de três mastros. Ele conta cerca de trinta embarcações atracadas, mas o informam de que frequentemente esse número se eleva a cinquenta. A rua da Praia, comercial, é muito movimentada, com gente a pé e a cavalo, marinheiros e muitos negros carregando volumes diversos. Próximo ao cais fica o mercado, em que se vendem laranjas, amendoim, carne-seca, lenha, hortaliças e, nessa época do ano, pinhões. 

     Mais uma vez Saint-Hilaire comenta que aqui as mulheres não se escondem, e acrescenta que, embora não havendo tanta vida social como nas cidades europeias (não há nenhum clube), não resta dúvida haver muito mais que nas outras cidades do Brasil. Vai a um pequeno baile, em residência particular, onde depara com cerca de quarenta pessoas entre homens e mulheres:

    "Ainda não tinha visto no Brasil uma reunião semelhante. No interior as mulheres se escondem e não passam de primeiras escravas da casa, ao passo que os homens não têm mínima Ideia dos prazeres que se podem usufruir decentemente. Aqui, dançaram-se valsas, contradanças e bailados espanhóis, algumas senhoras tocaram piano, outras cantaram com muita arte acompanhadas ao bandolim, e a festa terminou com pequenos jogos de salão. Encontrei modos distintos em todos. As senhoras falam desembaraçadamente com os homens, e estes cercam-nas de gentileza — sem contudo demonstrarem empenho de agradar, qualidade esta quase exclusiva do francês”.

Nascimento de Machado de Assis

1839 - Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Nascimento de Nilza Lessa

1932 - Natural de Santana do Livramento, Nilza conheceu Luiz Carlos Barbosa Lessa durante o 3º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em 1956, em Ijuí. Casaram-se em 1961 e tiveram dois filhos: Guilherme e Valéria. Ela foi professora em uma vila militar, em São Borja, trabalhou como produtora de TV, de festas e de eventos, em São Paulo, foi gerente da churrascaria 35 CTG e proprietária de uma loja de artigos gauchescos, em Porto Alegre. Nilza foi a primeira mulher a ser Patronese dos Festejos Farroupilhas do RS, no ano de 2012. Hoje ela completou 89 anos. Não pude levar um bolinho ou arroz de leite, mas liguei cedo para dar os parabéns pra ela...

 Brasil Tri Campeão do Mundo

1970 - A final desta edição da Copa do Mundo foi disputada pelo Brasil, que havia eliminado o Uruguai e o Peru; e a Itália, que eliminara a Alemanha Ocidental e o México. A partida foi realizada em 21 de junho no Estádio Azteca, na Cidade do México. O 1º tempo terminou empatado em 1x1. Ao final dos 90 minutos, o placar era de 4x1 para a seleção brasileira. 

    Este título pôs o Brasil como a 1ª seleção a ser tricampeã, confirmando a superioridade brasileira em relação ao futebol mundial. O capitão Carlos Alberto Torres levantou a Taça Jules Rimet entregue pela última vez em Copas. Hoje completa 51 anos.

Nenhum comentário: