terça-feira, 20 de abril de 2021

Conceitos básicos e a dança no Folclore são os temas desta noite no curso da CGF

    O segundo dia do Curso de Folclore prossegue às 20h de hoje (20), com a palestra das professoras Paula Simon Ribeiro e Lucia Brunelli, e mediação de Erika Hanssen. A promoção é da Comissão Gaúcha de Folclore e será realizada on line pela plataforma Zoom, em parceria com a CBTG. Na aula de hoje, Paula Ribeiro vai falar sobre os conceitos e teorias do Folclore, enquanto Lucia Brunelli aborda a dança, temas essenciais para o estudo desta ciência.

     Na noite de ontem, a abertura do curso esteve a cargo da professora Cristina Rolim Wolffenbüttel, que discorreu sobre a música e a pesquisa no Folclore. Em relato que encantou a todos, Cristina falou sobre as músicas populares e como elas se formam, lembrando e cantando cantigas de ninar que passam de geração em geração. Também abordou como deve ser feita a pesquisa em Folclore, pois exige uma caminhada metodológica, mas que inicia por uma dúvida e a busca pela solução.

     A Comissão Gaúcha de Folclore completa 73 anos no dia 23 deste mês, sempre dedicada à pesquisa e à preservação das culturas populares. O curso vai até o próximo sábado, dia 24, quando as aulas serão ministradas pela manhã, a partir das 8 horas. Durante a semana, ocorrem sempre das 20 às 22h.

     No dia do aniversário, na próxima sexta, serão realizadas várias atividades, que podem ser acessadas ao vivo pelo público em geral através da fanpage da CGF no Facebook (https://www.facebook.com/ComissaoGauchadeFolclore). Às 19h, ocorre a posse da nova diretoria, eleita em fevereiro deste ano para a gestão 2021-2023, seguida pela abertura oficial do evento às 20h. 

     Na continuidade, haverá aula magna proferida pelo psicólogo e produtor cultural Marco Aurelio Alves, abordando o tema “Conceito de Cultura e Economia da Cultura”, e pela professora Maria Eunice Maciel, que vai falar sobre “O Respaldo da Antropologia para o Estudo do Folclore”.

Erika Hanssen Madaleno – (4728 MTB)
Diretora de Comunicação CGF

Nenhum comentário: