domingo, 25 de abril de 2021

Comissão Gaúcha de Folclore empossa Diretoria e Conselho


      A Diretoria e o Conselho da Comissão Gaúcha de Folclore, gestão 2021-2023, foram empossados oficialmente na ultima sexta-feira, 23 de abril, em cerimônia on line transmitida ao vivo através da página da entidade no Facebook. 

     Nesta data, a CGF comemorou seus 73 anos de fundação, sempre dedicada ao estudo, à pesquisa e à divulgação das manifestações populares do Rio Grande do Sul.  A eleição ocorreu no início deste ano, mas a posse foi adiada em razão da pandemia, tendo como presidente Rogério Pereira Bastos, Marco Aurelio Alves como 1º vice-presidente e Renata de Cássia Pletz como 2ª vice-presidente.

     Estiveram presentes, entre outros convidados, o deputado estadual Luiz Marenco (PDT), o presidente da Comissão Nacional de Folclore, Severino Vicente, o presidente da IOV Brasil, Clerton Vieira, o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato e o coordenador de Música da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Elton Saldanha, representando o secretário Gunter Axt. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Conselho da CGF, Ivo Benfatto.

     Ao se despedir do cargo e saudar a nova diretoria, o presidente da gestão anterior, Octávio Capuano, disse que a CGF iniciava uma nova era, com pessoas com vigor e energia para elevarem ainda mais o nome da entidade.

     Rogério Bastos, em seu pronunciamento, afirmou que a nova equipe assumia com a responsabilidade de dar continuidade ao brilhante trabalho realizado pelos antecessores e honrar seu legado, além de manter a união com a Comissão Nacional de Folclore e o IOV.  "Cada vez mais vamos interiorizar a Comissão Gaúcha, que não é somente da capital, é de todo estado. Temos uma sede, temos parceiros como a Fundação Santos Herrmann e a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e buscaremos, no decorrer da gestão, outras instituições. Quero agradecer aos que acreditaram em nosso trabalho, aos professores que doaram seu tempo para o seminário e curso, aos novos alunos e aspirantes que se juntarão a nós nesses próximos anos. A Comissão é uma entidade privada, sim, mas é aberta aos que fazem o folclore do nossos povo" - afirmou Bastos.

     Entre as diversas metas projetadas, algumas já estão em andamento, como a promoção de seminário interno, curso de Folclore para o público externo e o programa Saberes & Fazeres, que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h, na página do Facebook.  Os próximos passos incluem resgatar o acervo do extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), interiorizar a Comissão e elaborar o livro dos 75 anos da entidade.

     Logo após a posse, foi realizada, também de forma aberta ao público externo, a aula magna do Curso de Folclore, iniciado em 19 deste mês e encerrado ontem, dia 24 de abril em parceria com a CBTG e que chegou a ter 99 alunos em sala de aula através da plataforma Zoom. Foram palestrantes da aula o psicólogo e produtor cultural Marco Aurelio Alves e a professora e doutora em Antropologia  Maria Eunice Maciel. O evento teve 150 compartilhamentos nas redes sociais, oito mil pessoas alcançadas e três mil visualizações.  

   Além do presidente e vices empossados (foto ao lado), fazem parte da nova Diretoria Aimara Bolsi, 1ª secretária, Mara Gorete Muniz Amaral, 2ª secretária, Paula Simon Ribeiro, 1ª tesoureira e Daniel Zardo, 2º tesoureiro. Completam a lista Paulo Elias Daniel e Delurdes Costa na Diretoria de Eventos, diretores de Interior, Rui Rodrigues e Mara Muniz, diretora de Comunicação, Erika Hanssen Madaleno, e diretora de Pesquisa, Lúcia Brunelli. O Conselho Consultivo tem como presidente Ivo Benfatto e presidente de Honra Paula Simon Ribeiro, sendo composto ainda por Daniel Zardo, Lucia Brunelli e Cristina Rolim Wolffenbüttel. São suplentes José Diniz de Moraes e Sergio Verissimo.

Erika Hanssen Madaleno MTb 4728
Diretora de Comunicação CGF

Nenhum comentário: