domingo, 18 de outubro de 2020

Manoelito Savaris lança candidatura à presidência do Conselho Diretor do MTG


     Ele nunca foi integrante de invernadas artísticas ou, ao menos, declamou versos nos CTGs. Já andou à cavalo, cumprindo sua lida profissional. mas seu conhecimento da lida campeira vem dos estudos, não da prática diária. Apesar disso, é um grande líder e está voltando, depois de ter deixado a federação há 5 anos.      

Foto: Roni Rigon Agencia RBS
Foto: Roni Rigon - Agencia RBS
     Falamos de Manoelito Carlos Savaris, 65 anos, natural de Casca/RS, Oficial da Brigada Militar,  Bacharel em história, casado com Odila Paese Savaris, pai de três filhos, Thiago, Tomás e Alina e avô do Théo (que logo mais, terá mais uma parceria pra dividir a função de neto). Foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas (1991 a 1994) e CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul. Coordenou a 25ª RT nos anos de 1996 e 1997. 

     Savaris foi vice-presidente de administração do MTG (1999 e 2000); Presidente nos anos de 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2014 e 2015; Presidente do já extinto IGTF (2007 a 2010); Presidente da CBTG (2012/2013). É também autor de vários livros, entre eles: Rio Grande do Sul: história e Identidade e Manual de Tradicionalismo Gaúcho, ambos publicados pelo MTG.

     Quando assumiu o MTG, na vice-presidência em 1999, na gestão de Jayr Lima, Savaris organizou uma forma de reunir toda legislação tradicionalista num único livro: a primeira Coletânea de Legislação Tradicionalista, elaborada em 1999 (antes eram pequenos livretos xerocados). Também foi dele reorganização e funcionamento da Fundação Cultural Gaúcha em 1999, 2000 e 2001, deixando de ser somente uma loja itinerante, para tornar-se o verdadeiro braço dinâmico do MTG e ter uma sede própria.

 

   Neste mesmo período, transformou o ato de acendimento anual da Chama Crioula em evento importante, respeitado e de grande repercussão. A primeira geração e acendimento no modelo que o conhecemos atualmente foi em 2001, na cidade de Guaíba. 

    Em sua gestão foi feita a organização e publicação do livro de partituras das músicas para as danças tradicionais, em 2001, do CD – duplo das músicas das danças tradicionais, hinos e costados e a criação do jornal Eco da Tradição, em no mesmo ano. Transformação da data de aniversário do MTG em evento importante, com comemoração adequada, inclusive com entrega de medalhas e comendas. O aniversário começou a ser comemorado em 2001, por ocasião do 35º aniversário. As comemorações foram realizadas em Santa Maria, inclusive com fandango no CTG Ponche Verde. Em 2002 idealizou o livro de Danças Tradicionais, reunindo instrutores e envolvidos a muitos anos com o tema para elaborar uma obra que levasse a assinatura do MTG.

 

   Também, no ano de 2002, foi criada a Medalha do Mérito Tradicionalista L. C. Barbosa Lessa e a reorganizada a Comenda João de Barro. Surgiu neste ano, também, a Lista Destaque Tradicionalista. Naquele ano o Deputado Estadual Osmar Severo apresentou e aprovou a Lei Estadual dos Rodeios, Lei nº 11.719/ 2002, proposta pelo MTG.

     O ano de 2003 foi marcado pela criação do Departamento de Narradores, criação do Protocolo e Cerimonial do MTG, publicado em livro. Também foi elaborado um livro do MTG a respeito da indumentária gauchesca, o que se concretizou com a participação de quatro pesquisadoras. E finalmente, a unificação dos concursos estaduais de prendas e peões, na fase regional, com a mesma prova aplicada no mesmo dia em todas as 30 RTs. Neste mesmo ano, por contingências do momento surgem o SAT (Seminário de Aprimoramento Tradicionalista) e o CFor (Curso de Formação Tradicionalista). É criado o Cartão Tradicionalista e o banco de dados estadual, assim como o Desfile Temático em Porto Alegre, na Semana Farroupilha.

     Em 2005 foi a vez de organizar e publicar o DVD educativo para a execução de todas as danças tradicionais constantes na lei, proposta e aprovada (Lei estadual 12.372/ 2005) reconhecendo as danças tradicionais como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul, por proposta do Deputado Estadual Osmar Severo, a pedido do Presidente do MTG. Foi feito neste ano, a fixação oficial das marcas do MTG, e dos eventos por ele elaborados, com aprovação de um Manual de identidade visual.

    No ano de 2005, ainda, foi adquirida o prédio que serve de sede para a Fundação Cultural Gaúcha, duplicando o patrimônio físico do MTG. No ano seguinte elaborou o Projeto de construção de um prédio anexo, da FCG, para servir de sede para a biblioteca e museu do MTG, financiado parcialmente pelo Ministério da Cultura com patrocino da Schincariol, e desenvolvido na gestão de Oscar Gress.

     Completando, na sua terceira passagem pela presidência, nos anos de 2014 e 2015, marcou pela criação do Festival Gaúcho de Danças, FEGADAN, em 2014 e a criação do Fundo Especial Garantidor, para financiar a participação do MTG nos próximos eventos nacionais, da CBTG, e por último, a separação dos esportes e da campeira, com a criação do Encontro Estadual de Esportes Campeiros – ENECAMP, cuja 1ª realização foi no ano de 2016.

A Volta

     Savaris estava aposentado, quieto, cuidando de sua chácara, em Santa Lucia do Piaí, e do neto, ao lado da Dona Odila que nos bridava diariamente com belas fotos feitas com o auxilio da natureza. Mas, pelas características pessoais, nunca foi de fugir de um desafio. Procurado, volta a colocar seu nome a disposição de mais um pleito, o oitavo para liderar a chapa que irá concorrer ao Conselho Diretor.

     Sempre traçando metas e buscando alcança-las até o final de suas gestões, Savaris pretende gerenciar o MTG procurando atender aos anseios das entidades tradicionalistas, que são as células básicas da federação. Como já foi patrão e Coordenador Regional conhece muito bem a área, então vai fortalecer e valorizar as coordenadorias regionais, além de manter a autonomia do MTG diante das demais instituições e órgãos governamentais. Seus valores prioritários: Simplicidade, tradicionalidade e voluntariado.

     Na última sexta-feira, 16, Savaris lançou um vídeo na internet, em suas redes sociais, dizendo que estará concorrendo ao Conselho Diretor do MTG em 2021. Relembre as opiniões de destaque no Eco da Tradição, quando ele se despediu, em janeiro de 2016:





Nenhum comentário: