segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Aprender com o erro, aprender com a vida, aprender com amor, ou aprender pela DOR

            Estamos passando por um momento extremamente diferente de tudo aquilo que conhecíamos ou que achávamos que tínhamos passado. Tivemos diversos experimentos em diferentes fases da nossa jornada pela vida e, muitas vezes, quando insistimos em um caminho que não serve mais à nossa evolução (e digo, eu passo por isso), somos surpreendidos por algum fato que nos diz 'chega!' e então, somos obrigados a mudar de direção.

          O covid-19 nos atropelou. Chegou alterando as nossas certezas de estabilidade (lembram quando eu falava na era das incertezas, nas palestras?), colocou à prova o uso da tecnologia e nos relembrou que só é possível superar um desafio como esse encarando-o de frente e unidos.

          As cosias vão mudar. Sim, já estão mudando. Não adianta ficarmos ansiosos pela retomada de todas as atividades sem antes fizer uma reflexão sobre o que essa pandemia, que nos isolou do mundo, veio nos ensinar e as transformações que, mesmo após o final do distanciamento, irão permanecer.

           Rever as atividades tradicionalistas, valores empregados e investidos nos festivais, independente de ser rodeio, festival de musica, Enart ou outros. Estaremos descapitalizados. O modelo econômico do consumismo parece que vai dar um tempo. Temos que rever algumas coisas do tipo: Comprar uma água mineral (que custa no máximo R$1,00) por R$5,00 em um evento é abusivo. Sim, nós sabemos. Até reclamamos lá dos organizadores do rodeio, mas em compensação, quando é o nosso, fazemos o mesmo.

          Fazer o Rodeio só por fazer, por que é a data marcada de muitos anos, para ser mal organizado, tem que ser revisto. Gente, o carro parou para trocar o pneu. Aproveite e reflita.

          Ficamos mais solidários? Em partes. Quem já era consciente, aumentou essa capacidade. Quem não dominava essa ferramenta, a da solidariedade, continua o mesmo. Quem jogava lixo no lugar errado, continua. Se o momento é de reflexão e mudança, por que não aproveitamos?

          Se votamos errado na última eleição, agora é a hora de mudar. Se organizamos mal o rodeio passado temos tempo para planejar o próximo. Se não gostamos de ir em um festival, seja lá ele qual for, e não ter banheiro para usar, a cerveja ser quente e cara, a água ser o mesmo preço da picanha, então, mude no seu. Mude quando tem oportunidade. Não adianta reclamar que todo rodeio atrasa e, quando tu organiza o teu, atrasa do mesmo jeito. Normalmente se diz: "Esse, é no horário tradicionalista!"

Lições de José    -     Imagem:Richard Sabuin

1) Esteja atento ao que pode acontecer no futuro

2) Tenha uma estratégia para encarar os tempos difíceis

3) Tenha uma reserva financeira

4) Não seja uma pessoa acomodada

5) Ajude os mais necessitados

"Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:24,25).

Nenhum comentário: