quarta-feira, 7 de outubro de 2020

FESTA GAÚCHA EM BENEFÍCIO À CASA SÃO JOSÉ NO RIO DE JANEIRO

 


    Em 1931, um grande acontecimento social no Rio de Janeiro, dotado de imensa pompa e festividade, é considerada como a primeira apresentação artística, acerca dos nossos motivos, a ser levada para fora do nosso Estado. 

      A apresentação se deu no Salão de Festas da Feira de Amostras, em benefício da Casa de São José, e foi patrocinada pelas esposas de Oswaldo Aranha, Assis Brasil, Mário Ribeiro e Mário Kroef, sob os olhares e administração maior da senhora Getúlio Vargas.

      Durante um chá, servido com toda pompa carioca, um grupo artístico de gaúchos dançou o tema do Pericón - tema ensaiado circense, do folclóre uruguaio - trajado tipicamente à moda gaúcha, sob os olhares de Getúlio Vargas, do embaixador Alfonso Reyes e do Ministro da Polônia, presente no evento.

      O evento ganhou notoriedade e divulgação plena nos jornais e periódicos da época.

      O registro realmente é histórico, possivelmente mostrando um grupo de bailarinos frequentadores de um dos "Grêmios Gaúchos" rio-grandenses, que normalmente bailavam suas Tiranas - a maioria de terceira geração coreográfica - e o Pericón em suas festas crioulas da época.

Fonte: Diego Muller

Nenhum comentário: