terça-feira, 26 de maio de 2020

Um tempo para despedidas

Pai e mãe, agora vão se encontrar na Estancia Grande do céu
     Os amigos notaram que o blog ficou parado uma semana. Minha mãe esteve internada no Hospital Militar por 19 dias, mas veio a falecer no domingo, dia 24. Acabei não conseguindo postar mais nada por conta da rotina de hospital. Fazia plantões com ela de 24h, dividindo com meu irmão e meu filho. Queria estar ao seu lado, por saber que dificilmente sairia daquela situação.

     Vou contar uma pequena historia, que pode ajudar quem estiver lendo e que é fumante. Minha mãe nasceu em 1947 e era fumante desde os 12 anos de idade. Dá pra imaginar, uma criança de 12 anos com cigarro nas mãos? Outros tempos. Pois foram 60 anos assim, fumando duas carteiras ou mais. Um dia o corpo cobrou a conta dos excessos e vícios. A morte foi natural (não foi COVID-19) mas os sintomas eram ligados ao aparelho respiratório. Uma neoplasia pulmonar avançada, obstruindo os canais que permitiam a respiração. O pulmão esquerdo perdido para a doença que avançava a cada dia.

    Hoje minha mãe descansa na paz, retornando ao lar para estar com meu pai e os pais delas e nossos antepassados. Mas sabe de uma coisa, este dia das mãe foi um dos que passamos juntos e mais rimos e conversamos que os outros. Fiz contrabando de uma torta Marta Rocha que ela gostava, da confeitaria Delicias, e nos lambuzamos comendo.

   Hoje voltamos à rotina. Quero agradecer as centenas de mensagens de apoio, de pesar, de amizade que recebemos nas redes sociais. Aos amigos que burlaram a regra e foram lá na despedida, nosso muito obrigado. Mas o que me deixaria mais feliz e mais contente é que se por esta mensagem conseguíssemos que algum internauta deixasse de fumar e salvasse sua vida. Pelo menos a qualidade de vida. Com carinho, fica este pedido.

     Um capitulo especial para agradecer meu irmão e meu filho, que foram incansáveis, como as namoradas deles e a minha esposa. Ao nosso grupo da família, obrigado pelo carinho de cada dia para aliviar o fardo e colocar um sorriso no rosto da mãe.
     
     Que minha véia descanse em paz. Ficamos aqui, orando por ela e pelos amigos que partiram.   Com amor... e saudades...

Nenhum comentário: