domingo, 18 de junho de 2017

Uma baita experiencia na terra "berço do tiro de laço"

            No dia 14 de junho, quarta feira, rumei para a região nordeste do estado, mais precisamente nos Campos de Cima da Serra, fui para a cidade de Esmeralda - Berço do Tiro de Laço. Se Guaíba é o "Berço da Revolução Farroupilha", Esmeralda tem o titulo de onde nasceram os rodeios crioulos em nosso estado.

            Se tem uma lei que determina o dia do "Tiro de Laço" no Rio Grande do Sul? Tem sim! Mas feito por pessoas aproveitadoras. Sim, aproveitadoras de oportunidades e outras agindo de má intenção ou não, só de ignorância (a qual duvido muito). O governador sancionou "simbolicamente, o projeto de lei 377/2015, que estabelece o dia 26 de março como Dia do Laço. A data deveria ser incorporada ao calendário oficial de eventos do Estado e foi escolhida por ser o aniversário de Porto Alegre. Tem alguma coisa a ver? Uma coisinha só a ver? Nada, não é?

           Se a data escolhida fosse dia 04 de fevereiro, relembrando esta data há anos atras, no longínquo ano de 1952... Aí sim, poderia ser. Quando Alfredo José dos Santos teve a ideia de criar a "Competição Tiro de Laço". Alfredo era homem conhecedor das lides campeiras e exímio laçador e, ao ser convidado para a criação de um time de futebol, onde seria Patrono de Honra, negou-se justificando que se fosse para laçar uma novilha de encomenda estaria pronto. Desta sentença para a ideia foi um passo. Criou-se a ideia, veio a formação de um "Quadro de Laçadores" e daí a outro, para a competição. 

Futebol foi a inspiração

             Quando se pergunta de onde veio a ideia de o Quadro, ou a invernada ser formada por dez elementos a resposta dos pioneiros vem de pronto: Do futebol. Mas a equipe de futebol não são onze? Sim, mas tem goleiro no laço? Claro que não. Então a seleção par ao quadro tinha os dez jogadores representando o time de futebol.

Alfredo José dos Santos x João Ferreira dos Santos

          O primeiro treino de laço aconteceu no dia 14 de novembro de 1951, na fazenda de Ataliba Kuse, logo se formou o primeiro quadro, ou invernada, foi necessário a criação do "adversário". Foi então que aconteceu na fazenda do senhor Jorge Tigre, no dia 04 de fevereiro de 1952 a primeira disputa da modalidade. Os patrões vinham a frente e sabiam que iriam se enfrentar, os demais saiam de trás de algum suposto esconderijo, sem saber quem enfrentariam. Apesar de ser equipe, as disputas eram individuais.

Tudo isso, e muito mais vocês terão a oportunidade de ler no Eco da Tradição do mês de julho. Especial Tiro de Laço.
Cartaz do segundo grande evento ocorrido em 1967

2 comentários:

Tania Nunes disse...


A Administração Municipal com o objetivo de valorizar nossa cultura, nos proporcionou palestra com o Tema da Semana Farroupilha 2017. Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História com o palestrante jornalista Rogério Bastos, o qual agradecemos sua contribuição na disseminação da Cultura Gaúcha.

Anônimo disse...



A Administração Municipal com o objetivo de valorizar nossa cultura, nos proporcionou palestra com o Tema da Semana Farroupilha 2017. Farroupilhas: Idealistas, Revolucionários e Fazedores de História com o palestrante jornalista Rogério Bastos, o qual agradecemos sua contribuição na disseminação da Cultura Gaúcha.