sábado, 24 de junho de 2017

Entrevista com o "misterioso" @AvaliadorGaucho - Parceiro na transmissão do Sarau do M'Bororé

         Em nossa transmissão, via internet, do Sarau do CTG M'Bororé, o @AvaliadorGaucho foi nosso parceiro, pelo Twitter e outras redes sociais animando e divulgando o evento. Tem sido assim o trabalho desse jovem talento das midias sociais, defendendo o tradicionalismo de forma bem humorada e conseguindo atrair a atenção da juventude. Fomos conversar com ele e tentar pegar alguma pista para descobrir quem é essa figura misteriosa que "avalia" a situação....

          Como surgiu a ideia de fazer humor nas redes sociais envolvendo a paixão da juventude tradicionalista (grupos de danças) trazendo situações que acontecem no cotidiano deles?

            Gostaria de iniciar dizendo que me sinto lisonjeado pelo convite de poder conversar com o amigo. Bom, tudo começou quando eu navegava pelo site do Quero-Quero Azul, o tal Twitter e via muito material de humor, mas nada relacionado ao "meu mundo" - O CTG. Tinham poucos perfis, alguns desatualizados, mas nada que fosse específico da dança de invernadas. Então resolvi “tentar” criar eu mesmo este tipo de conteúdo. O pessoal rapidamente gostou da ideia, identificando-se com as postagens, e assim o perfil foi crescendo rapidamente. Quase dois anos após, o perfil do Twitter conta com mais de 9.000 seguidores, mais de 2.700 no Instagram e sem dúvidas o perfil com mais visibilidade é o Facebook, onde a página conta com mais de 33 mil seguidores.
Todo conteúdo parte do Twitter, na maioria criação minha, mas também recebo muitas sugestões de seguidores. Faço um filtro do conteúdo para que não tenha nada ofensivo, ou que prejudique algum grupo. No inicio do perfil, recebi um vídeo de um erro individual de um grupo no tablado e postei. Recebi algumas críticas negativas e também muitas positivas, o vídeo teve 60 mil visualizações em algumas horas. Resolvi deletar, pois não era esse o objetivo do perfil, e sim apenas divertir nossa juventude tradicionalista.  


Tu fazer parte deste meio de rodeios, dança, declamação, ou música? Qual a tua cidade? Por que aquela foto no perfil? E... tu dança o “Maçanico”?

            Estou sempre nos eventos da minha região e também participo do movimento dançando em invernada. Danço há alguns anos. Quanto a cidade, entidade, muitos me perguntam nas redes, mas infelizmente não respondo por achar que perderia totalmente a graça das postagens. Assim no anonimato fica isento e a imagem não fica presa a nenhuma entidade. Quanto a foto, eu escolhi por ser a expressão que os avaliadores fazem: Cara de nada (risos). Escolhi também o nome “Avaliador” por ser uma autoridade na dança, assim poderia fazer alguns post relacionado a dança tradicional com certa “autoridade virtual”, só por isso. Lembrando que não tenho nenhuma ligação com algum avaliador. 
O que o @AvaliadorGaucho gosta de comer? Ler? Assistir?

              Comer? Claro que é aquele crepe triplo no rodeio e depois um milk-shake da barraquinha! (risos)  - Claro que esta é uma brincadeira muita usada nos meus posts, pois o pessoal gosta bastante destas comidas nos rodeios e brinca muito com o alto preço dos mesmos. Mas eu, como bom gaúcho, não abro mão de uma costela assada no fogo de chão, no espeto de taquara UPAPÁ que cousa bem boa chê!
               Sempre que posso leio materiais relacionados ao tradicionalismo, no próprio Eco da Tradição. Hoje já temos bastante material do gênero, com ótimos autores e sites também, com um rico conteúdo sobre o assunto, como o www.estanciavirtual.com.br e o www.cantinhogaucho.blogspot.com.br e é claro o novo manual né (risos).
                E assistir, ah é claro: vídeos do Enart (Mais um assunto muito usado na internet - mais risos)
Como nasce a ideia do ‘meme’? Você está presente quando acontece a cena?

               Geralmente estou presente, mas muitas vezes não, assim recebo de seguidores e até mesmo dos próprios envolvidos. Hoje até mesmo as entidades estão nas redes sociais e brincam conosco, a Adulta C.N. Boitatá (@AdultaBoitata), por exemplo. Claro que sempre são brincadeiras sem agredir ou ofender. Uso também muitas imagens de "fora do tradicionalismo" e faço relação com o nosso dia-a-dia. 


Já fizestes um “meme” teu?  E com alguém conhecido?

               Meu não, mas com conhecidos sim, até porque neste meio tradicionalista, no mundo dos rodeios todos se conhecem. É muito engraçado quando recebe as postagens de amigos, sem eles saberem que eu que criei e sou o administrador da página, até mesmo os comentários nos ensaios e rodeios. O pessoal gosta bastante e repercute as postagens nas “redes sociais reais”, como as rodas de mates e conversas embaixo dos lonões de rodeios  Rio Grande à fora.


Como tu vês o tradicionalismo gaúcho hoje, com essa visão de dançarino?

              Penso em um tradicionalismo mais aberto (mas sempre "tradicionalismo"). Com mais integração entre as entidades. Que não gire somente em torno da "competição" e sim no prazer de cultivar algo que se fazia nos tempos passados no nosso Rio Grande do Sul. Que mais e mais pessoas tenham acesso ao ”nosso mundo do CTG", como eu gosto de chamar. E tudo se encaminha pra isso. Hoje o CTG está se modernizando, automatizando as avaliações, fazendo as mudanças necessárias. O MTG está cada vez mais preocupado com isso, com transmissões via internet e sorteios eletrônicos, tudo para melhorar e diminuir os erros nos concursos. 
             E acrescentando ao que disse nosso presidente, Nairo Callegaro: "Meus jovens, façam acontecer. O momento é de vocês." Então façamos, nos galpões, nos rodeios, nos eventos e porque não também na internet!
             Foi um prazer conversar com o amigo Rogério Bastos. Fiquei honrado com o convite. Já estou ansioso para ler nosso papo no Eco da Tradição. Sou admirador do teu trabalho. Sigamos em frente brincando, informando e divulgando nosso tão amado tradicionalismo e nossa cultura. Vida longa sim, a nós e ao "nosso mundo" do CTG. Um grande abraço.


            Um trabalho divertido... que alegra a galera, que provoca a interação e divulga o dia a dia de quem esta no CTG. Parabéns @AvaliadorGaucho....

Nenhum comentário: