quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

11 de dezembro - Dia do Tango

                O dia 11 de dezembro, é o dia de homenagearmos o TANGO. A data lembra o nascimento dos criadores de duas vertentes desta dança: Carlos Gardel (11 de dezembro de 1890) e Júlio de Caro, diretor de orquestra (11 de dezembro de 1899).
Mauricio Dias, de Osorio, interpretando um tango.
                Carlos Gardel foi o maior propagador do tango no mundo. Faleceu aos 45 anos em acidente aéreo, junto com toda sua orquestra, mas deixou preparado o caminho para as novas gerações.
               A origem do nome TANGO é atribuída à expressão “tamgu”, da Nigéria, que significa “bailar ao som do tambor”. Em Buenos Aires, acreditava-se que os negros designavam seu instrumento de "tangor" porque tinham dificuldade para pronunciar "tambor". Logo no inicio, o tango era interpretado ao som da flauta, violão ou violino. A partir do início do seculo XX, foram chegando os imigrantes alemães e com eles, os acordeons. Começou aí, uma mistura de habaneras com polcas e ritmos já existentes, nascendo, segundo alguns historiadores, o TANGO. Hoje, sua interpretação é executada quase sempre por bandoneons.

Nenhum comentário: