quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ahh criticas, se vocês fossem algo construitivo...

" Experiência de vida!!! Vitórias, desilusões, amizades, fé, crenças,
vão mostrando qual é o caminho para se seguir.
O caminho é um só: o do compartilhamento,
da solidariedade, da criatividade e
da parceria para se poder crescer."
Li uma crítica, assim como li tantas ao longo da vida e escutei tantas outras. Passei a noite pensando nas criticas que recebi, pelo menos nos últimos 10 anos. Quando, recém formado, fui contratado pra ser Diretor da Fundação e a primeira veio impactante: O que um professor de história pode fazer onde administradores não conseguiram? Não foi uma critica! Foi praticamente uma auto-critica!

Ai vieram os desafios...ai vieram as dificuldades...e junto, a meta de superá-las e chegar aos objetivos. Estreamos com o Planeta Gaúcho. O maior desgosto da história. Pagamos todas dividas do tal evento e partimos para as melhorias. 2001 foi muito difícil. 2002 criamos o Cante e encante o seu CTG, mesmo sem uma verba destinada ao festival conseguimos gravar um cd e ainda promover grandes músicos, entre eles, o Beira D’Estrada que surge forte dentro do festival
.
Amigos inesquecíveis que fizeram valer a pena todo o esforço e todo trabalho desprendido.

Quando a Rádio Rural am 1120 da RBS ofereceu o espaço não tivemos dúvida, abraçamos o programa Porteira Aberta. Fazíamos o programa de graça. Eu até deixar de ir pra praia para estar no sábado e fazer o programa ao vivo. Veio o Entrevero de idéias, da TV Assembléia. Disseram: -Mas ninguém assiste! Engano, valeu o laboratório e de quebra, audiência nas TVs câmara do interior do RS. Todo mundo que foi convidado pra fazer o programa cobrou. Sem verbas, lá fomos nós fazer de graça.

Vieram as grandes dificuldades de 2004. Graças a Deus, superadas. Ah, esqueci de dizer de todas as dificuldades enfrentadas durante os festejos farroupilhas que fomos construindo com tema, desfiles tematizados, qualificação do parque, enfrentando problemas políticos (para drenagem, iluminação...). Sem falar que quando ouço falarem no acampamento de Porto Alegre sem o devido conhecimento, dizendo como deve ser feito, entristece. Mostra que quem não conhece tende a retroceder. Isso vale par ao ENART que em 2010 teve um planejamento, só que baseado em um evento que não tem nada a ver com o tradicionalismo, a Oktoberfest. Resultado? Quem foi sabe dizer. Ou quem ficou na fila de entrada para credenciamento.

Transmissão via internet do ENART. 300.000 acessos em 2009. Meio milhão de acessos em 2010. Quando ninguém acreditava, nós fomos lá e fizemos. O Chasque do MTG no programa Coisas do Sul, do SBT/RS, junto com o Volmir Martins. Quando ele ofereceu um minuto para o MTG num canal aberto, vieram criticas de todos os lados. Mas acreditamos no projeto. Foi um grande sucesso na TV, o programete que ganhou mais 2 minutos. Dezenas de atores amadores foram convidados e, pela primeira vez, tiveram uma experiência televisiva.

Quando Alexandre Crespo fez uma renovação na radio rural chamou uma série de artistas para participar e fazerem programas na rádio. César Oliveira e Rogério Mello, Elton Saldanha, Rui Biriva, Os Serranos, Shanna Muller, Cristiano Quevedo, Angelo Francos, Erlon Péricles e tantos outros. O MTG ganhou um espaço aos domingos. Não havia remuneração. Quem foi fazer o “Domingueira”? Voltar da praia domingo de manha para estar na rádio e fazer ao vivo o programa. Isso "eles" não criticam.

Agora o Portal MTG. Enquanto alguns estão nas sombras pensando que maldade fazer (tipo, passam o dia matraqueando e falando mal dos outros), que critica criar, como desestabilizar, despejar a sua inveja desacerbada sobre alguém... Nós estavamos lá, pesquisando, estudando, testando, buscando respostas. Se essas pessoas usassem esse talento pra criar coisas boas.. Seria incrível o resultado. Queria perguntar pra eles: Porque não fizeram? O que faltou? Oportunidades estão ai. Como diz o Berlesi, a poesia está no ar, basta ter a inspiração e absorvê-la, antes que alguém, inspirado, pegue!

Fotos que mostram os momentos inesquecíveis dos ultimos 10 anos


O Portal foi um trabalho de um ano para ser um espaço gratuito para que os CTGs (que são o motivo do MTG existir) , possam instalar ali suas páginas, terem seus espaços gratuitamente. Ai dizem que não tem ninguém da instituição fazendo. O Portal é escrito por mil mãos. Basta ter vontade de fazer. A quanto tempo não temos atualizações de coisas interessantes em nosso site oficial? A quanto tempo ele está estagnado? Nunca me debrucei pra fazer criticas e sim pensei em soluções para esse problema.

As coisas estão ai pra serem feitas. Basta vontade, dedicação, conhecimento, e temperar com um pouco de criatividade, pois sem ela, fica difícil. Pois quanto mais as pessoas acreditam em alguma coisa e se dedicam a ela, mais elas podem influenciar em fazer acontecer.

Nenhum comentário: