segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MACHU PICCHU foi o grande momento de 2008



Dia 11 de janeiro embarquei para mais uma aventura fora do Brasil... Desta vez para a lendária Macchu Picchu. A viagem começou por Santo Angelo, através do convite de minha mana Juci, e o grupo de formandos em História da URI. Fomos para Argentina, Chile e Perú.
Atravessar o deserto de Atacama, subir na cordilheira dos Andes... experiência inesquecível.
A chegada à Cuzco no Peru marcou mais um passo para conhecer as grandes maravilhas do mundo.
Machu Picchu (em Portugal também denominado de Machu Pichu em quíchua Machu Pikchu, "velha montanha", também chamada "cidade perdida dos Incas") é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.
Consta de duas grandes áreas: a
agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.
O lugar foi elevado à categoria de
Património mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interacção com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.
Há diversas
teorias sobre a função de Machu Picchu, porém a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.
O Peru é o berço de uma das civilizações mais interessantes e intrigantes da história, os Incas.

Nenhum comentário: