quinta-feira, 29 de junho de 2023

Paulo de Freitas Mendonça recebe Medalha Vargas Neto da EPC

 


    O poeta Paulo de Freitas Mendonça vai ser homenageado em vida com a Medalha Vargas Neto, no 65º Rodeio de Poetas da Estância da Poesia Crioula. O evento vai se realizar dia 1º e 02 de julho de 2023, no CTG Sentinela da Querência, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. O Rodeio de Poetas acontece anualmente, e este vai comemorar os 66 anos da fundação da Estância da Poesia Crioula, também chamada carinhosamente por seus associados de “Academia Xucra do Rio Grande”. O Patrono Espiritual desta edição será o poeta Chico Ribeiro e também será homenageado “in memoriam” o poeta sócio fundador da entidade, Emílio Rodrigues.

    Mendonça é reconhecido em diversos países americanos e europeus como pajador, sendo o delegado internacional da entidade. Também é compositor, jornalista e estudioso da cultura latino-americana. É membro da Estância da Poesia desde o ano de 1987. É autor dos livros Nativismo e Alma, Canto de Pampa e Paz, Pajador do Brasil – Estudo Sobre a Poesia Oral Improvisada e Pajador e Decimista. Possui textos poéticos e de pesquisa em livros no Brasil (RS, SP, RJ), Uruguai, Argentina, Chile, México e Peru. Seus discos de canções, poesias e pajadas contam com participações de seus parceiros internacionais, assim como ele também participa de discos no exterior. Sua canção mais conhecida é “Contraponto”, cuja letra é de sua autoria.

    O Patrono Espiritual do Rodeio de Poetas é Chico Ribeiro, vate campeiro da cidade de Santa Maria. Reconhecido poeta, autor do clássico livro “Filosofia Campeira” e um dos importantes autores do Rio Grande do Sul.

    Mendonça sendo natural de São Pedro do Sul e Chico Ribeiro de Santa Maria, a Estância da Poesia Crioula optou por realizar esta edição do Rodeio na região dos homenageados e vai contar com a participação da Casa do Poeta de Santa Maria e da Academia Santa-mariense de Letras.  No decorrer da programação do sábado vão ser empossados os novos sócios da Academia Xucra do Rio Grande.


Serviço:

O quê? 65º Rodeio de Poetas da Estância da Poesia Crioula

Onde? CTG Sentinela da Querência – Rua Silvino Jacob Zimmermann,115 – Camobi – Santa Maria RS

Quando? 1º, sábado, homenagens a partir das 14h, show com Jorge Leal e Aroldo Torres, às 16h20 e Tertúlia às 19h30

02 de julho de 2023, domingo, das 08h às 12h 

Preço: Entrada gratuita com jantar de sábado e almoço de domingo por adesão


Um comentário:

Paulo de Freitas Mendonça disse...

Mil gracias, irmão.