domingo, 3 de outubro de 2021

Tropeada e Rodeio marcam atividades na 5ª e 19ª RTs


     
Tropeada. Um ofício que colaborou com a construção do Rio Grande do Sul, ajudou a povoar e unir o território ao restante do país, ainda tem bons exemplos. No dia 29 de setembro, seu Pedro Linhares Leivas, 87 anos, tropeiro de profissão, reuniu a filha e alguns amigos para uma pequena tropeada, de 28km.

    O trajeto, apesar de curto, foi de Albardão (Rio Pardo) até o Sitio do Tigre, em Bexiga, de propriedade de seu Pedro.  Embora sejam cada vez mais raras as tropeadas, momentos como esse são vistos em algumas regiões do estado. Seu Pedro foi acompanhado de sua filha, Fátima Beatriz Leivas da Rosa, que é diretora de cavalgadas Feminina da 5ª RT. Ela comemorou poder tropear ao lado do pai, com 87 anos. 

    "Meu pai e eu resolvemos transportar por terra o gado, porque tinham vacas prenhas que poderiam dar cria. Elas foram conduzidas com tranquilidade, pastando pelo caminho. Saímos as 6h30min e chegamos as meio-dia na querência", contou Fátima. "Levamos um caminhão para carregar os terneiros pequenos e um carro para apoio com água e alimentos. Participaram do trajeto meu pai, o mestre, minha amiga Nilza Morinel, que sempre nos faz o costado, e os amigos de cavalgada, Rovani Brasil e sua esposa, Débora Domingues, com os  ajudantes Marcelo e Huilhan" - concluiu.



      Rodeio na 19ª RT, organizado pelo CTG Araganos, da cidade de Campinas do Sul, neste final de semana. 

   Estiveram prestigiado o evento o vice-presidente de Esportes do MTG, Claudemir Bresolin, o Coordenador Armelindo Rosset e o Diretor Campeiro da região, Volmir Reche, que aproveitou para jogar umas armadas.

Nenhum comentário: