quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Schin traz de volta “O Povo” durante a Semana Farroupilha

           Jornal mais importante da Revolução será distribuído gratuitamente no Acampamento Farroupilha e em outros pontos de Porto Alegre. Marca também montará uma casa que simula a redação do jornal no Acampamento Farroupilha

          Buscando exaltar a cultura local e reviver as tradições gaúchas, Schin, cerveja que possui grande vínculo com o povo gaúcho e está presente em importantes eventos no estado, vai relançar o jornal “O Povo”, principal periódico que circulou durante a Revolução Farroupilha, entre os anos de 1838 e 1840. A marca é a patrocinadora oficial do Acampamento da Semana Farroupilha, um dos eventos mais importantes do Estado, e que celebra a história que marcou profundamente o povo do Rio Grande do Sul.

        “Recriar o jornal O Povo é uma forma de homenagear e valorizar a cultura gaúcha durante esse período tão importante para o consumidor do Rio Grande do Sul.”, destaca Bruno Piccirello, gerente de marketing de Schin. “Esta é mais uma iniciativa que preparamos para a Semana Farroupilha. Além de reviver um dos principais ícones daquela época, teremos uma coleção de latas decoradas com imagens que retratam o cotidiano do homem do campo gaúcho, e, em breve, anunciaremos outras novidades pensadas exclusivamente para ocasião”, completa o gerente.

          Com conceito e estratégia criada pela TracyLocke Brasil, o jornal “do jeito que O POVO gosta” será recriado e distribuído no Acampamento Farroupilha e em alguns pontos da cidade de Porto Alegre, entre os dias 7 e 20 de setembro. A campanha ainda conta com spot e filme que resgatam a importância da publicação durante a Revolução Farroupilha, e um piquete dedicado a homenagear os heróis farroupilhas e os heróis de hoje em dia, que ajudam a manter vivas as tradições gaúchas. 

         “Sempre buscamos trabalhar com uma verdade nas ações de Schin. Quando descobrimos um jornal que teve papel importante na Revolução Farroupilha, e que faz referência ao slogan da marca no próprio nome, entendemos que a ideia estava pronta e só precisava ser lapidada para ganhar relevância.”, explica Pipo Calazans, CEO da agência.

        Com 14 edições, a publicação terá formato tabloide, com quatro páginas de reportagens, artigos e crônicas sobre os hábitos e o espírito tradicionalista do povo gaúcho. A curadoria é do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Casa de Garibaldi 
       Além do filme e da produção do jornal, Schin ainda vai montar a “Casa de Garibaldi” no acampamento Farroupilha. Inspirada na casa onde viveu Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, em Piratini, a marca apresenta o espaço, que será a sede fictícia do jornal "O Povo" dentro do Acampamento Farroupilha.

       A casa será aberta ao público durante a festa – de 7 a 20 de setembro, e vai abrigar elementos que fizeram parte da história do jornal “O Povo” e da Revolução Farroupilha. Estarão expostas fotos dos heróis e personagens da revolução, uma prensa tipográfica de Minerva, uma mesa interativa apresentará imagens e conteúdos autênticos do jornal "O Povo" e informações sobre a cultura gaúcha, entre outras atrações.

       Também serão distribuídos exemplares do jornal "O Povo", com conteúdo produzido exclusivamente para a Semana Farroupilha. E aos finais de semana e feriados, os visitantes da Casa de Garabaldi poderão personalizar o periódico com suas fotos impressas na capa do "O Povo".

História O Povo
       O Jornal “O Povo” se auto proclamava uma publicação política, literária e ministerial da República Riograndense. Foi idealizado e inicialmente escrito por Luigi Rossetti na mesma casa onde morava com Giuseppe Garibaldi, no município de Piratini. 

       Com a mudança da capital da República para Caçapava do Sul, a sede também foi transferida e teve continuidade até maio de 1840.

       Depois da saída de Rossetti, o impresso foi brevemente editado por Giovanni Battista Cuneo, pouco menos de um mês antes do término do jornal, pois a tipografia farroupilha foi atacada por tropas imperiais e destruída.

Ficha Técnica
Agência: TracyLocke Brasil
Cliente: Heineken do Brasil
Marca: Schin
Título: O POVO
CEO: Pipo Calazans
CCO: Thomas Tagliaferro
Direção de Criação: Manuel Veiga
Criação: Manuel Veiga, Luciano Rios, Alan Ferrazza
Design: Nickolas Vieira, Renato Oliveira
Planejamento: Thiago Nascimento, Leonardo Ribeiro, Graziele Cruvinel
Projetos: Angela Espalaor, Sabrina Amadei
Produção: Tatiana Monteiro
RTVC: Alessandra Costa
Produtora de vídeo: Zeppelin Filmes
Produtora de áudio: AudioMan
Atendimento: Lucimari Nakamura e Beatriz Fonseca
Aprovado por: Glaucia Gomes, Bruno Piccirello e Bruna Mazzurega

Nenhum comentário: