sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Nota de Falecimento - Darcy Paixão - "Seu paixão" - Descanse em Paz meu amigo

           Mui triste a noticia, que já sabida pelos quatro cantos do Rio Grande, mas que eu tinha de registrar no meu blog... a partida do meu querido amigo Paixãozinho. Eu estava em Tapejara, palestrando na 7ªRT, quando recebi a triste noticia. Não tive acesso para divulgar...

           Darcy Pereira da Paixão, o ‘seu Paixão’ como era conhecido, ou mesmo, ‘Paixãozinho’ participou do tradicionalismo gaúcho desde muito jovem, tendo atuado nos congressos tradicionalistas, desde a 2ª edição, em 1955, em Rio Grande/RS. Nascido em 24 de janeiro de 1935, em Fortaleza dos Valos, que na época pertencia ao município de Cruz Alta/RS, Paixão, era militar do exército aposentado e estava sendo homenageado por Santa Maria, durante os Festejos Farroupilhas do município.
            Foi homenageado no Desfile de 20 de setembro, em 2011, pelo Departamento Tradicionalista Noel Guarany (UFSM), com o tema: “Ilustres Tradicionalistas Santa-marienses”. Foi Coordenador da 9ª Região Tradicionalista (com sede em Cruz Alta), em 1974/1975 e da 13ª RT (com sede em Santa Maria), em 1981/1982, bem como integrante da Junta Fiscal (1987/1988) e do Conselho Diretor do MTG (1991/1992). 
            Publicou nas coletâneas da Associação Santa-mariense de Letras e participa das publicações da Academia Santa-mariense de Letras (ASL) e da Sociedade Partenon Literário (2ª fase), desde a fundação de ambos, onde Ocupa, desde 2006, a Cadeira n° 14 da Academia Santa-mariense de Letras (ASL), cujo Patrono é o escritor João Simões Lopes Neto.
             Paixãozinho nos deixou. Preparou dois filhos e um neto para seguirem o caminho que ele construiu: A Dinara, o Dilmar e o Artur. Escreveu e publicou: "O Que é o MTG? Questionamento e Perspectiva" - 1ª ed. -UFSM, 1991. E a 2ª edição pela Pallotti, em 2004 e "A Prenda Tradicionalista",  pela Pallotti, em 1995.

             Sentiremos tua falta amigo. Aqui, as fotos dos teus 80 anos... o qual tive o privilégio de estar entre os seletos convidados...




 

Nenhum comentário: