quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Livro “Do Caburaí ao Chuí” é lançado no CTG Tropeiros da Querência

         
          Na noite de ontem, 24 de setembro, o CTG Tropeiros da Querência, de Campo Grande/MS, recebeu o Juno Ubirajara Marsico, que cruzou o Brasil a cavalo e lançou neste mês o livro “Do Caburaí ao Chuí” para relatar a expedição.

          De acordo com Aline Kraemer, jornalista que divulgou a expedição quando passaram por Mato Grosso do Sul, eles foram recepcionados pelas cidades que possuem CTG filiados ao MTG/MS. “Lembro-me que em parceria com o nosso MTG os Patrões dos CTG`s localizados nas cidades como Sidrolândia, Dourados, Maracaju e Campo Grande receberam toda a equipe da expedição em 2005, proporcionando apoio necessário como hospedagem e alimentação para que eles continuassem a viagem”, relembra Aline, que fez alguns registros na época.

          O Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Ermelino de Mello, que integra o CTG Tropeiros da Querência em Campo Grande/MS, acompanhou a chegada dos viajantes na cidade e também lembra alguns fatos. “O Juno estava acompanhado de três irmãos indígenas de Roraima que passaram a usar as roupas do gaúcho e a tomar chimarrão. Estávamos orgulhosos em recebê-los, pois muitos gaúchos são filhos de tropeiros, assim como eu”, pontuou o Presidente.

          Em 2005, na chegada em Campo Grande/MS, a comitiva foi recepcionada pelo CTG Tropeiros da Querência na entrada da cidade por alguns cavaleiros. Após atender a imprensa, seguiram para a sede do CTG, onde permaneceram alguns dias. “Tive a oportunidade de prestigiar o lançamento da obra no Parque harmonia durante os festejos farroupilhas. Uma importante expedição que divulgou a mudança do ponto extremo norte do Brasil, a Raça Crioula de cavalos e a cultura gaúcha. Tudo isso viajando pelo Brasil a cavalo e de bombacha, mostrando os costumes gaúchos", enfatiza João Ermelino de Mello.

3 comentários:

BLOGGER AMAZÕNIA RORAIMA disse...

Grandes brasileiros corajosos, uma aventura que poucos aqui deu valor, os filhos do Celso da região do flexal no uiramutã ,
parabéns ao CTG, por ajudar no lançamento desta grande história. Venceslau Braz,ex prefeito

BLOGGER AMAZÕNIA RORAIMA disse...

Grandes brasileiros corajosos, uma aventura que poucos aqui deu valor, os filhos do Celso da região do flexal no uiramutã ,
parabéns ao CTG, por ajudar no lançamento desta grande história. Venceslau Braz,ex prefeito

Dalmiro Schaf Lopes disse...

Tambem estive no lançamento do livro, patrocinado pelo MTG do RS. Como conterraneo do Juno - nativo de São Gabriel/RS - lá representei o Grupo de Cavalgadas SEpé Tiarajú, do qual o intrépido cavaleiro, tambem é membro.
Dalmiro Schaf Lopes