quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mauricio Dias e TássilaPacheco

DANÇA GAÚCHA DE SALÃO, CULTIVE ESSA TRADIÇÃO!

          Sabemos que as danças gaúchas são uma das mais fortes características do nosso povo. É através da dança que o gaúcho se expressa e demonstra o amor por sua terra desde os tempos mais antigos, nos fandangos e bailes que atravessam séculos de história.
           Buscando resgatar e manter viva esta tradição, o casal Maurício Carvalho e Tássila Pacheco, dançarinos da 23ªRT convida à todos para aprender ou aprofundar os conhecimentos na verdadeira dança gaúcha de salão, na Escola de Dança Rafael Stenzel, em Osório.
          O casal trabalha com os ritmos mais tradicionais, executados em bailes gaúchos e festas em geral: vanera, vanerão, chamamé, xote, milonga, valsa, rancheira, bugio e marchinha. Com experiência de mais de 13 anos em danças gaúchas, eles iniciaram a turma no mês de setembro de 2013, e desde então, dezenas de casais já fizeram  e ainda fazem as aulas. 

HISTÓRICO
         Maurício Carvalho Dias, natural de Porto Alegre/RS, morador de Osório desde 2007, dançarino desde 2001, onde iniciou no CTG Herança Charrua, de Osório. Em 2007, passou a integrar o grupo adulto do CTG Estância da Serra, de Osório, onde nos anos seguintes participou de 5 finais do ENART em danças tradicionais. Participou, de 2010 a 2013, de 4 edições do maior festival de folclore do Brasil, FEFOL (Festival do Folclore de Olímpia/SP), com o CTG Estância da Serra. Atua como palestrante sobre cultura gaúcha na região e atualmente prepara-se para fazer parte da equipe de avaliadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), através da conclusão do CFOR (Curso de Formação) da referida entidade, além de estudar e participar de cursos especializados em dança de salão, tendo aulas e palestras com grandes nomes da dança a nível nacional.

        Tássila Pacheco, natural de Osório, formada em Letras pela FACOS/Osório, dançarina desde 1993, onde iniciou estudos na modalidade ballet na Academia Rima Aperfeiçoamento, em Osório. Em 2003 passou a integrar a invernada juvenil do CTG Estância da Serra.  De 2006 a 2012, participou de 6 finais do ENART em danças tradicionais. Participou, de 2010 a 2013, de 4 edições do maior festival de folclore do Brasil, FEFOL (Festival do Folclore de Olímpia/SP), com o CTG Estância da Serra. Foi finalista em danças gaúchas de salão nos ano de 2012, ficando entre os 40 melhores do Estado.  Atualmente faz sua pós-graduação em Pedagogia da Arte, na FACOS, em Osório e graduação em Dança na UFRGS, em Porto Alegre. Participou de diversos cursos especializados em dança de salão, tendo aulas e palestras com grandes nomes da dança a nível nacional.

A ESCOLA
          A Escola de Dança Rafael Stenzel, de Osório, formou-se no mês de agosto de 2013. Leva o nome de seu proprietário e idealizador, o professor de Educação Física Rafael Stenzel. A escola está localizada junto ao Grêmio Esportivo Sul Brasileiro (GESB), em Osório, e dispõe, além das aulas de danças gaúchas de salão, as modalidades de samba, forró, bolero, tango, maxixe, ballet infantil, ballet baby, dança pra maturidade, pilates, aulas particulares e montagem de coreografias para formaturas, aniversários e casamentos. A escola possui em torno de 250 alunos, divididos entre estas modalidades, e participa, através do seu grupo de danças, de diversos eventos de Osório e região, como por exemplo, o Natal dos Bons Ventos e Aniversário do município de Osório, Feira do Livro de Osório, Feira do Livro de Atlântida Sul, eventos do GESB, Feira do Livro de Pinhal, Projeto Verão Legal. Em 2013, promoveu, juntamente com a Escola Baillarium de Tramandaí, a vinda de Carlinhos de Jesus, ícone da dança de salão no Brasil, para duas palestras-show, com sucesso de público. Para 2014, as duas escolas estão preparando o 1º Baila Litoral, que fomentará a dança e seus vários estilos por toda a região, com professores renomados dentro do Rio Grande do Sul e fora dele, além de espetáculos e bailes de confraternização.

CURSOS
          O casal promove cursos fechados para grupos de no mínimo 10 pessoas, e também atende grupos de dança que desejam melhorar seu desempenho ou entidades que desejam promover cursos de fandango. Os principais ritmos executados em bailes gaúchos são o foco do ensino, como por exemplo, dos ritmos vanera, vanerão, chamamé, chote, milonga, valsa, polca, rancheira e bugio, com base nas diretrizes do MTG e suas publicações autorizadas.

CONTATO
         Para realizar sua matrícula nas aulas de dança gaúcha de salão, ou para informações complementares, os telefones para contato são: 51 96353486, 51 97886241 e 51 98131127. Ou mande e-mail para escolarafaelstenzel@hotmail.com. Há ainda, a página oficial no Facebook: www.facebook.com/escoladedancastenzel, além dos perfis pessoais de ambos os professores. 

Nenhum comentário: