terça-feira, 25 de março de 2014

Lançamento do livro Minha Terra, em Caxias do Sul

Livro Minha Terra mantém viva memória de Clóvis Pradel Pinheiro
Lançamento ocorre no dia 9 de abril no CTG Rincão da Lealdade

          As belezas das paisagens, do povo e da tradição do Rio Grande do Sul encontraram seu espaço na literatura e eternizam-se nas páginas dos livros. Como prova desta riqueza cultural que identifica o estado surge o livro Minha Terra, em memória de Clóvis Pradel Pinheiro, com financiamento cultural do Financiarte. O lançamento ocorre no dia 9 de abril, às 19 horas, no Centro de Tradições Gaúchas Rincão da Lealdade, ao qual dedicou mais de 30 anos de sua vida.
          A obra literária possui prefácio de Tânia Tonet e reúne poemas inéditos do autor que retratam suas vivências pessoais e paixão pelo tradicionalismo gaúcho. Três poesias contidas na coletânea destacam-se pela maneira como vieram a público: “Gaúcho Cego”, apresentada pelo trovador cego Luis Müller num congresso patrocinado pela ONU; “Minha faca prateada”, gravada em facas churrasqueiras de uma empresa caxiense como propaganda; e “Gaúcho Apaixonado”, que participou da exposição do Projeto Poetas Caxienses. Além destas, outras eram conhecidas e declamadas por amigos tradicionalistas. Pinheiro homenageava em seus versos personalidades tradicionalistas da época, como a Primeira Prenda do Rio Grande do Sul Marisol Santos e o músico Honeide Bertussi.
          Minha Terra é a concretização do sonho da família Pinheiro em compartilhar o talento do patriarca e manter viva sua memória. Os netos Waleska Pinheiro Santos e Fausto Pinheiro Santos, que estão à frente do projeto, decidiram que o caráter comercial do livro, que custa R$25, se tornaria um benefício para a comunidade caxiense. Assim, o valor arrecadado com a venda será revertido integralmente ao Centro Assistencial Voluntários sem Fronteiras, ONG de Caxias do Sul que busca transformar a realidade de aproximadamente oitenta crianças, adolescentes e famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

Sobre o autor:
         Clóvis Pradel Pinheiro era cirurgião-dentista mas, apesar de ser conhecido como Dr. Clóvis, as marcas deixadas foram além dos consultórios. Participou ativamente do CTG Rincão da Lealdade desde 1954, a convite de Joaquim Pedro Lisboa, e neste foi patrão por quase 13 anos. Também pelo CTG percorreu o Brasil com sua invernada artística e tornou-se referência do tradicionalismo gaúcho.
Recebeu prêmios e honrarias como a medalha de ouro relativa ao “Mérito da Tradição Joaquim Pedro Lisboa” e o diploma de Tradicionalista do Ano durante três anos consecutivos. Foi o responsável cultural da 25ª Região Tradicionalista do MTG, membro da Associação Rio-Grandense de Imprensa desde 1960 e membro fundador da Academia Caxiense de Letras.

          Manteve uma página tradicionalista no Jornal Pioneiro, de 1959 a 1961; apresentou por 16 anos o programa de rádio “Canhadas e Coxilhas” que se tornou o “Venha pra Cancha, amigo”; dirigiu o programa “O rancho da saudade” na antiga TV Caxias, canal 8. Faleceu em maio de 1993, marcou a história do Rio Grande do Sul com sua bagagem cultural e amor pelo estado.

Ficha Técnica:
Design Gráfico: Jamwork
Editora: Belas Letras
Produção Cultural: Cláudio Troian
Financiamento Cultural: Financiarte

Serviço
O quê: Lançamento do livro Minha Terra de Clóvis Pradel Pinheiro
Quando: 9 de abril de 2014
Local: CTG Rincão da Lealdade
Horário: 19 horas
Entrada Franca
Valor do livro: R$25

Bárbara Armino/ Ricardo Dini
Dinâmica Comunicação Empresarial
Assessoria de Imprensa Minha Terra
(54) 3025.3030
barbara@dinamicacomunicacao.com.br

Nenhum comentário: