quarta-feira, 26 de março de 2014

Ah, minha Porto Alegre, parabéns pelos 242 anos

        A capital de todos os gaúchos era a fazenda de Jerônimo de Ornellas e constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos por volta de 1754. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos, recebendo também outra etnias. 
        Desenvolveu-se com rapidez, e hoje abriga mais de quase 2 milhões de habitantes. A cidade enfrenta muitos desafios, entre eles a grande população ainda vivendo em condições de pobreza e sub-habitação, um alto custo de vida,e , uma alta incidência de obesidade e tabagismo, deficiências sérias no tratamento de esgotos, muita poluição e índices de crime elevados... sem falar no trânsito.
         Por outro lado, ostenta mais de 80 prêmios e títulos que a distinguem como uma das melhores capitais brasileiras para morar, trabalhar, fazer negócios, estudar e se divertir. Foi destacada em anos recentes também pela ONU como a Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil por três vezes; como possuindo um dos 40 melhores modelos de gestão pública, e por ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais.
         Além disso Porto Alegre é uma das cidades mais arborizadas e alfabetizadas do país, é um polo regional de atração de migrantes em busca de melhores condições de vida, trabalho e estudo, e tem uma infraestrutura em vários aspectos superior à das demais capitais do Brasil.
        

Nenhum comentário: