domingo, 6 de dezembro de 2015

Palestra no GF Chaleira Preta, Ijuí, 9ªRT

           O Grupo de Folclore Chaleira Preta de Ijuí-RS realizou na tarde de sábado, dia 05 de dezembro, o “Seminário de Sistematização do Projeto CTG, Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha”, tendo como tema ‘Do gaúcho ao tradicionalista. Dos primórdios à atualidade”’.
            Promovido pelas prendas e peões da entidade, contou com a presença do Coordenador da 9ªRT, Carlos Eduardo, com o Patrão Cireneu Malheiros, Marcel Heinrich, Diretor do Departamento. Jovem do MTG, Daiana Dal Ros 3ª prenda juvenil do RS, Bernardo Damião 1º piá do RS e a Prenda Adulta do GF Chaleira, Tainara Pizutti. O evento recebeu diversas visitas de peões e prendas de outras entidades.



            A 1ª Prenda juvenil da 3ªRT, Luana Wojciechowiski e a patroa do CTG Missioneiro dos Pampas, de Tres Passos, Luciana Rolim, e seu esposo  Jean Manhabosco também marcaram presença.


            O evento também contou com a presença da Diretora Cultural da região Iris Pauvels, assim como prendas e peões de várias entidades da 9ªRT: “Rogério Bastos, com uma extensa folha de serviços prestados a nossa cultura, vem desempenhando a muitos anos um papel fundamental, que é de levar aos quatro cantos do Rio Grande seu conhecimento e sua experiência, tanto como jornalista como historiador, mais que uma palestra foi uma aula, onde nos mostrou a origem e a formação da identidade do povo gaúcho, vindo até os dias atuais” disse Marcel Heinrich.
Imperdível, e ficou um gosto de quero mais, pelo conteúdo e pela linguagem simples e de fácil entendimento sobre nossa cultura e nossa tradição” - concluiu. 

Nenhum comentário: