terça-feira, 20 de agosto de 2013

Palestra em Passo do Sobrado

Cultura Gaúcha é tema de formação para professores
Curso também iniciou os preparativos para a Semana Cultural em setembro

         O professor e assessor de imprensa do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Rogério Bastos, ministrou palestra para os professores do município de Passo do Sobrado, com a intenção de qualificar e orientar os docentes acerca do tema da Semana Farroupilha 2013, “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social”. Segundo Bastos, é através da simbologia que se pode compreender quem é o gaúcho que cultuamos atualmente, de onde veio e o porquê de nos orgulharmos dele, pois é através de mitos, lendas e dos contos gauchescos que se compreende a construção histórica do mito do gaúcho.

            O Secretário Cristiano Konzen afirmou que desde que assumiu a pasta da Secretária de Educação buscou valorizar a cultura gaúcha, principalmente atuando dentro das escolas e fazendo dos professores os principais mediadores desse conhecimento.
            A promoção foi do Departamento de Cultura do município, que segundo sua Coordenadora Zoraia Pereira, a palestra deu inicio aos preparativos para a já tradicional Semana Cultural do município que ocorre junto com as comemorações farroupilhas. “Com esta palestra será possível aprimorar as atividades que serão desenvolvidas em sala de aula e no Desfile Cívico que está programado para o dia 20 de setembro”.

            A soberana de Passo do Sobrado e Prenda do CTG Gaudérios da Querência Karina Nascimento e o Secretário Cristiano fizeram a entrega de um mimo ao palestrante, um troféu rotativo do ENART para que divulgasse o nome do município no MTG e uma cesta de produtos coloniais das Mulheres Guerreiras.

Nenhum comentário: