terça-feira, 21 de agosto de 2012

Um pedacinho de Rio Grande na Bahia

 Foi neste final de semana, dias 18 e 19 de agosto, um evento que ficará marcado em minha memória. O 2º Encontro Jovem do Planalto Central, na cidade baiana de Luis Eduardo Magalhães, no maior CTG do Mundo (segundo eles, quiçá, da Bahia). Pelas fotos podemo pensar que eu estava ali em Bagé, no Alegrete, em Itaqui, Santa Maria, mas não, eu estava no nordeste do Brasil (um tanto centro-oeste) ao lado de uma gauchada que cultiva os usos e costumes do povo riograndense.
 O evento contou com uma organização fantástica do departamento cultural, do departamento jovem , com apoio total dos demais departamentos da federação. O Presidente, Antonio Amaro, e sua esposa, Maria das Graças, estiveram permanentemente junto aos jovens, que eles, deram plenos poderes para realizarem o evento. O Departamento esportivo da FTG-PC, através da senhora Loiva Calderan, que também é Diretora de relações internacionais da CBTG, a tesoureira da federação, Muriele Taborda, o Diretor Geral da CBTG, Sr. Wilson Porto, o Diretor Campeiro da CBTG e Vice Presidente da FTG-PC, Antonio Ademar dos Santos (que foi palestrante), também palestrante Rogério Bastos, Diretor de Comunicação e Divulgação da CBTG, Maria das Graças Amaro, Diretora Artística, e o Coordenador da 2ªRT FTG-PC, Diego Fontana.
 A atenção dispensada pelo público que vinha de todos os cantos do Brasil (Tocantins, Goias, Bahia, Brasilia...) era total aos palestrantes, pois logo em seguida às palestras, teve uma gincana de conhecimentos muito bem preparada pela diretora cultural da FTG-PC, Roberta Fontana e pelo Departamento jovem da FTG-PC, Letícia Maria Lucas Pinheiro e Caian Fontana.
 Palestras, dinâmicas, convenção simulada e gincana foram as atividades propostas pelo departamento jovem da Federação, que teve apoio total das demais diretorias que trabalharam junto par ao sucesso do evento.
  O mais gratificante foi ver os ensinamentos dando frutos. Na foto a prendinha Rafaela fazendo os nós de lenço que foram ensinados na palestra. Ela deu nó até em pingo d'agua.
 A presença maciça da diretoria, tanto da FTG-PC quanto da CBTG, mostrou o valor do evento e a importância que teve para a juventude tradicionalista.
 Até uma convenção tradicionalista simulada aconteceu. 
Na foto acima, a Rafinha, espoleta, prestando atenção na palestra pra tirar os ensinamentos e coloca-los em pratica. 

Nenhum comentário: