quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2023 - Assembleia Legislativa do RS

 

    Os prêmios Vitor Mateus Teixeira e José Mendes, edição 2023, foram entregues em solenidade no dia 5 de dezembro, no Teatro Dante Barone da ALRS, com apresentação musical de Lucio Yanel.


Prêmio Teixeirinha

O Prêmio Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha) foi instituído por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, em homenagem ao músico, cantor, compositor e cineasta Vitor Mateus Teixeira. O prêmio busca reconhecer, valorizar e incentivar os trabalhos e ações que divulguem a música e o artista gaúcho.

Troféu José Mendes

O Troféu José Mendes, que integra a programação do Prêmio Vitor Mateus Teixeira, presta uma homenagem a apresentadores de programas de rádio ou televisão que promovem a música e a cultura regional.

Agraciados 2023 

Prêmio Vitor Mateus Teixeira


Artista ou grupo artístico de destaque da área de interpretação poética ou de interpretação musical ou da área de dança - Daniel Torres

Composição musical gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense. - Eu e o Rio (Antônio Augusto Fagundes - in memoriam)

Letra de música gaúcha, tradicionalista, nativista, teuto-rio-grandense, ítalo-rio-grandense ou afro-rio-grandense. - O fundo da grota (Baitaca)

Obra cinematográfica - 50 Anos de Nativismo

Instituição, entidade ou veículo de comunicação que desenvolva trabalho relevante em prol da cultura gaúcha. - Programa Raízes - Rede Mais Nova FM


Clássico do Rio Grande do Sul - Canto Alegretense

 

Troféu José Mendes: 

José Alberto Andrade (Programa Galpão Crioulo da Rádio Gaúcha)


Apresentação musical

Lucio Yanel, nascido Federico Nelson Giles (Corrientes, 2 de maio de 1946) é um violonista, cantor, compositor, ator e folclorista argentino radicado em Caxias do Sul, no Brasil.

    Como violonista, realizou apresentações por diversos países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, França, Rússia, Suíça Espanha e Estados Unidos. Radicado no Brasil há muitos anos, Lúcio Yanel é considerado um dos alicerces do violão solista na música regional sulina e o violonista com maior produção na história do violão gaúcho. O músico veio para o Rio Grande do Sul em 1981, onde passou a atuar nos festivais de música regional. Sua maneira de tocar influenciou muitos músicos das gerações posteriores, como os violonistas Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani) e Ricardo Martins.

    Mesmo sendo um músico autodidata, Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “escola do violão gaúcho” da qual Yamandú Costa é um dos nomes mais representativos. Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e a zamba, no sul do país.

    Além de se dedicar à música regional gaúcha, o violonista Lucio Yanel também conheceu e atuou, em diversas ocasiões, ao lado de diversos nomes do cenário musical argentino, como Astor Piazzolla, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui e Antonio Tarragó Ros. Apresentou-se ainda em inúmeros festivais e gravou com renomados artistas do Rio Grande do Sul, como Gilberto Monteiro, Joca Martins, Luiz Marenco, Bebeto Alves, Jayme Caetano Braun e César Oliveira e Rogério Mello, além de ter composições ao lado de Renato Borghetti, Noel Guarany, Gaúcho da Fronteira e Luiz Carlos Borges.

    Colaborou ainda como intérprete e autor nas trilhas musicais dos filmes Netto Perde sua Alma e Lua de Outubro.

    Como ator, foi destaque com o personagem Capitão Castelhano na minissérie O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

.ONDE ASSISTIR 

Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval

YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes

Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: