sábado, 31 de outubro de 2015

O uso exagerado de celulares - Dr. Mauro Gimenez

          Buenas Gauchada. Existe algo tão indispensável para o jovem hoje em dia que nem o celular ou computador?. Acho que não. Os jovens (e até os adultos, e, porque não, os veteranos) sentimos uma necessidade imensa do uso dessa tecnologia. Mas é muito importante saber que eles apresentam riscos à saúde.

Vou citar 07 danos que o uso exagerado de celular pode causar:

1 - Papada: O uso excessivo do telefone pode mudar os contornos do rosto, causando flacidez na região inferior da face. Com o passar dos anos, a pele perde elasticidade e, passar horas forçando o pescoço para frente, aumenta as chances de criar papada

2 - Danos aos olhos: Focar a visão em um objeto pequeno por muito tempo pode deixar os olhos ressecados, o que pode causar inflamações e infecções. Se o hábito de manusear smartphones começa já na infância, os danos podem ser iniciados ainda mais cedo. A dica é usar o aparelho por períodos de, no máximo, 15 minutos. E as crianças entre três e sete anos não podem jogar ou brincar no smartphone por mais de 30 minutos diários.

3 - Prejudica a coluna: O uso dos celulares está mudando a postura. A tendência é a de pender o pescoço para frente para ler algo no smartphone ou tablet. Essa postura comprime os nervos que elevam a cabeça e causam dores de cabeça e a sensação de cansaço e rigidez na região.

4 – Acne: A tela dos smartphones esquenta em contato com a pele e pesquisas já mostraram que carrega uma quantidade absurda de germes.

5 - Danos à audição: É comum colocar fones nos ouvidos para escutar música ou mesmo para conversar com alguém em volume exagerado.  Isso causa danos até irreversíveis à audição.

6 - Atrapalha o sono: Manter aparelhos eletrônicos ao lado da cama tende a atrapalhar o sono. As luzes que ficam acesas interferem na produção de hormônios que ajudam a dormir, como a melatonina. Desligar o celular ou mantê-lo fora do quarto é recomendado.

7 - Atrapalha relacionamentos: Smartphones foram feitos para facilitar a comunicação, mas podem ter efeito contrário. É comum não dar a devida atenção a pessoas que estão fisicamente presentes e pesquisas mostram que quanto mais engajada é uma pessoa nas redes sociais, menos contato mantém com a família.
Portanto, tentemos utilizar este aparelho tão fantástico com moderação, pois também já está comprovado que seu uso irresponsável pode levar ao vicio.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Definidos vencedores do Prêmio Vítor Mateus Teixeira 2015

           Os nomes dos agraciados com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, edição 2015, foram publicados ontem (28), no Diário Oficial da Assembleia Legislativa, após homologação pela Mesa do Parlamento gaúcho das deliberações da Comissão Julgadora do Prêmio. A definição dos vencedores de 17 categorias aconteceu em reunião realizada no último dia 20, no Solar dos Câmara. Os certificados e troféus serão entregues no dia 03 de dezembro. O evento ocorrerá no Teatro Dante Barone, a partir das 19 horas.

          A comissão julgadora do Prêmio Vitor Mateus Teixeira é composta por representantes da Fundação Teixeirinha, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul, do Sindicato dos Compositores Musicais do Rio Grande do Sul, do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) e do Departamento de Cultura da ALRS.

           Criado em 19 de agosto de 1997, o prêmio é promovido anualmente pela Assembleia Legislativa, afim de contemplar artistas e veículos de comunicação que contribuem no fortalecimento e divulgação da música gaúcha. Foram 133 indicações feitas por 20 deputados estaduais, registrando um aumento de quase 25% em relação ao ano anterior, onde foram recebidas 101 indicações.

Confira os vencedores nas respectivas categorias:
Cantor: Helmo de Freitas – Carijó;
Cantora: Maria Helena Anversa;
Declamador: Joaquim Moncks;
Declamadora: Luiza Quinteiro;
Trovador: Vitor Hugo Medeiros;
Trovadora: Tetê Carvalho;
Compositor(a): Nenito Sarturi;
Instrumentista: Rodrigo Nassif;
Arranjador(a): Sérgio Rojas;
Pajador(a): Pedro Júnior da Fontoura;
Produtor(a) Musical: Márcio Rosado;
Capa de Disco: Chão de Areia – Quem Somos Nós;
Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho(a): TV Tradição (internet/convênios);
Grupo de Show: Grupo Étnico Madre Paulina – Crissiumal;
Grupo de Baile: Flávio Dalcin e Banda Ouro;
Grupo de Dança Gaúcha: CTG Tiaraju – Porto Alegre; e
Bandinha Típica Alemã: Banda Típica Tannenwald – Nova Petrópolis.

Luiz Carlos Barbosa - MTE 5667 
Edição: Vicente Romano - MTE 4932 
Site Assembleia Gaucha

8 Dicas para criar um filho responsável


Tabela de Valores para Ingresso no Parque da Oktoberfest para o ENART


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

5º Encontro de Invernadas de Danças - CTG Porteira das Missões

CONVITE

          A Patronagem do CTG Porteira das Missões de Cerro Largo/RS, situado sito à Rua Sete de Setembro, 646, juntamente com as Coordenadoras das Invernadas de Danças, Dente de Leite, Mirim e Juvenil, tem a honra de convidar Vossa Entidade Tradicionalista e seus respectivos grupos de dança para participarem do 5º Encontro de Invernadas de Danças, que se realizará no dia 07 de Novembro de 2015, nas dependências do CTG Porteira das Missões, com inicio previsto para as 19:30 hs. Logo após as apresentações, terá música ao vivo, com os pratas da casa.

          Para o ingresso, será cobrado R$ 3,00 para os dançarinos e R$ 5,00 para o público em geral. No local funcionará uma ótima cozinha com venda de diversos lanches.

           Pedimos a confirmação das Entidades interessadas em participar do encontro, até o dia 04/11/2015, com os seguintes telefones: 3359-1141 CTG Porteira das Missões, 9115-7971- Coordenadora Nilsa,,3359 1436 Coordenadora Noeli e  9136-6120- Chico.

          Com certeza, a entidade retribuirá a visita em programação semelhante que as entidades coirmãs realizarão.

          Certos de podermos contar com Vossa Presença,

          Desde já Agradecemos.

          Saudações Tradicionalistas.

Patronagem do CTG Porteira das Missões.
Cerro Largo/RS.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Bocha 48, Tava, Truco de Amostra e mais no Aberto de Esportes 2015 do MTG

          O Movimento Tradicionalista Gaúcho abriu inscrições para o Aberto de Esportes 2015, nas modalidades Bocha 48, Bocha Campeira, Solo, Tava, Tetarfe, Truco Ceco e Truco de Amostra de esportes tradicionais.

          O evento está em sua 24ª edição e acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul, com organização da vice-presidência de Esportes Campeiros, classificando seus vencedores para representar o MTG do Rio Grande do Sul nos Jogos Tradicionalistas promovidos pela Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha a cada dois anos.
          O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do MTG: www.mtg.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3223-5194.

Vem ai o 19º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha




MTG completa 49 anos e historia e lança seu cinquentenário

           A história do Movimento Tradicionalista Gaúcho pode ser contada a partir de vários momentos. Alguns reconhecem como ponto de partida a fundação do Grêmio Gaúcho, por Cezimbra Jacques, em 1889. Outros, a ronda gaúcha, no Colégio Julio de Castilhos, de 1947. Ainda há quem defenda como marco inicial a fundação do 35 CTG, em abril de 1948 ou a realização do 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1954, ou, ainda, a constituição do Conselho Coordenador, em 1959. Tenho comigo que, seja qual for o ponto de partida, o importante é que, em 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí, foi decidido organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas, dando-lhe o nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho, o MTG.

          Assim é que, desde 28 de outubro de 1966, a Instituição se tornou conhecida como MTG. Muitas pessoas contribuíram para que o MTG se tornasse uma organização reconhecida e respeitada. Nas atividades diárias, nos congressos e convenções, nos eventos de âmbito estadual, nos debates sobre a história, música, folclore, cavalgadas, fandangos, jovens, família, valores, princípios, crenças e tudo o mais que fascina os tradicionalistas, destacaram-se figuras importantes do movimento, tais como Manoelito de Ornellas, Glaucus Saraiva, Hugo da Cunha Alves, Guilherme Schults Filho, Gerciliano Alves de Oliveira, Ieno Severo, Vasco Mello Leiria, Cyro Dutra Ferreira, Helio Moro Mariante, Luiz Carlos Barbosa Lessa, João Carlos Paixão Cortes, Wilmar Winck de Souza, Lilian Argentina, Edson Otto, entre tantos.

          No ano de 2016, comemoraremos cinco décadas de uma entidade que está entre as maiores da sociedade brasileira. São quase 1700 entidades juridicamente constituídas e quase um milhão de associados. Um fabuloso exército de pessoas que acreditam nas mesmas coisas e se dedicam aos mesmos fazeres culturais.

         O MTG é um orgulho do Rio Grande do Sul, não só pela estrutura que possui no Estado, mas pela dimensão mundial que tomou. No Brasil temos oito federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. No exterior há mais de 20 núcleos em que a cultura, a história e os costumes do Rio Grande são vivenciados diariamente. A Confederação Internacional da Tradição Gaúcha reúne Brasil, Argentina e Uruguai na mesma ideia de preservação da cultura gauchesca.

         Ao longo da sua história, o MTG funcionou em três endereços, sempre em Porto Alegre: na Rua dos Andradas, próximo do Gasômetro, no Centro Administrativo do Estado e na rua Guilherme Schell,60 local onde possui sua sede atual. Esta sede foi doada ao MTG pelo Governo do Estado, sendo que a construção foi obra do trabalho e esforço dos tradicionalistas liderados pelo presidente Dirceu de Jesus Brizzola. A inauguração ocorreu em dezembro de 1998.

Fonte: site do MTG

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Palestra em Boa Vista das Missões, dia 23, Tradição, Folclore e Tecnologias

          Sexta Feira estivemos em Boa Vista das Missões, 17ªRT, para uma palestra no CTG Tropeiro das Missões, no núcleo de fortalecimento da cultura gaúcha, atividade promovida pelos peões e prendas regionais, dentro do Rodeio do CTG.
          A participação das escolas foi fundamental para o sucesso do evento.
          Alguns comentários no Facebook:
Djenifer Taís Parcianello - "Otima manhã, palestra maravilhosa".
Valter Piacentini Corteze - O "B" chegou em casa encantado com a palestra...parabéns...
Dalva Fagundes Cassineli - "Verdade nossos alunos estavam encantados prestando atenção isso quer dizer que levaram algo a mais em sua bagagem". 

Questões a serem observadas para a final do ENART

          Prazo para troca e/ou inclusão de nomes até 18 dias antes da final - 02/11/2015;
          Os dois acompanhantes (auxiliares) para assessorar os grupos com as alegorias e materiais de entradas e saídas, precisam estar inscritos, apresentar cartão tradicionalista valido e estar pilchados para desempenharem esta função;
          Observar o vencimento dos cartões tradicionalistas, lembrando que não serão aceitos encaminhamentos, apenas o cartão tradicionalista valido, físico em mãos;
          Grupos força "A", enviar pesquisas   para   entradas   e   saídas   até   o   dia   30/10,   via   formulário   disponível   no   site   do MTG - http://artistico.mtg.org.br e fanpage do ENART.
          Observar se as prendas que irão apresentar seus grupos estão em regularidade e se foram eleitas em 2015 respeitando o regulamento da ciranda cultural de prendas.
          Patrões, Instrutores e Diretores Artísticos precisam possuir e estar com seus cartões administrativos em dia para acompanhar seus grupos.
          Membros inscritos como músicos, deverão de fato executarem a função de músicos, tentativas de contornar essa questão são passíveis de sansões administrativas.
         Leiam atentamente as atualizações do regulamento realizadas na convenção tradicionalista e já publicados no site do MTG.

sábado, 24 de outubro de 2015

12º Encontro Internacional de Bandoneon em Passo Fundo


MTG divulga os valores de ingresso ao ENART 2015

O Movimento Tradicionalista Gaúcho divulgou, nesta semana, os valores dos ingressos para o Enart – Encontro de Arte e Tradições, que acontece de 20 a 22 de novembro em Santa Cruz do Sul. O espetáculo é o maior da América Latina de arte amadora e reúne mais de 4 mil concorrentes em 24 modalidades artísticas. Serão oito palcos com atividades simultâneas.
          Os valores dos ingressos são os seguintes: para acesso/dia será R$ 15,00 e o permanente para os três dias do evento, R$ 40,00. Terão direito a meia entrada crianças e idosos (R$ 7,00). Os concorrentes participantes das diversas modalidades artísticas e os participantes da Mostra Cultural não pagarão ingresso. Haverá distribuição de convites para crianças da rede municipal de ensino, conforme demanda da Secretaria Municipal de Educação. 
          Segundo o Presidente do MTG, a cobrança de ingresso acontece há muitos anos no Enart e é item importante na composição do orçamento do evento. Neste ano o valor resultante da comercialização de ingressos deverá estar próximo de 50% do custo do evento.  “Estamos buscando alternativas para que o evento continue sendo realizado nos mesmos moldes e a qualidade que todos esperam”.
           Segundo o Presidente os valores são compatíveis com o que o ENART oferece em termos de espetáculo e oportunidade de conhecimento da cultura gauchesca aos visitantes.

Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Palestra domingo, em Osório - Núcleo de fortalecimento da cultura na 23ªRT

PROGRAMAÇÃO:
1ª   ATIVIDADE:  25 / 10 /2015
19:00 – Credenciamento
20:00 – Abertura Oficial
20:30 – Palestra: “O Cinquentenário  do  Movimento  Tradicionalista"          
             Palestrante:  Rogério  Bastos  - Apresentação : Prendas  e Piá  Regional
21:00 -  Trabalho  Com  Os  Participantes
22:30 – Apresentação  Dos  Trabalhos
22:45 – Encerramento.

2ª  Atividade: 10 / 11 / 2015
21:00 – Na  reunião  de  patrões  da  23ª  RT- Apresentação do  trabalho  realizado  na  1ª  atividade .


INFORMAÇÕES:

- Local do Evento: 
  CTG Estância da Serra - Avenida Jorge Dariva,  n° 1140 – Osório/RS
- Telefones para contato:
  Terezinha Silva Nunes   Diretora Cultural  da 23ª RT
  Fone: (51) 3684-3367 - Cel.: (51) 81755568 - (51) 96682821

PROMOTORES  DO  EVENTO:
Isabella  Nunes  da  Silva  - 1ª  Prenda Mirim  da  23ª  RT
Francesca  Mondadori - 1ª  Prenda  Juvenil da 23ª  RT
Lara Colombo de Lima - 1ª  Prenda  da  23ª  RT

Guilherme Cabral  Damásio - 1º  Piá  Farroupilha 23ª  RT

domingo, 18 de outubro de 2015

Editorial do Presidente - Uma nova realidade

          O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza eventos de acesso público como rodeios, festivais, mostras folclóricas, etc. desde que surgiram os Centros de Tradições Gaúchas há quase setenta anos.

          Ao longo desse tempo, os eventos tradicionalistas se consolidaram e adquiriram status de eventos grandes. Nalguns municípios os rodeios e festivais artísticos representam o maior evento, seja pelo público que atrai, seja pelos valores que movimenta.

          O modelo tradicional tem se sustentado em quatro formas básicas de financiamento: venda de espaços comerciais; patrocínios de empresas, incentivados ou não; cobrança de ingressos e estacionamentos; e recursos públicos orçamentários.
         
          No princípio os eventos eram baratos. O gado era doado. Narradores, juízes, avaliadores, todos trabalhavam de graça, a grande maioria acampava no local dos eventos. Dispondo de uma sonorização razoável estava ótimo. Cada CTG tinha grupo musical próprio, sem custos. Ou seja, a realidade era outra. E não faz tanto tempo assim!

          Hoje quase tudo é profissionalizado. Tudo é pago. Juízes, avaliadores, dirigentes e até os grupos de danças se acomodam em hotéis. Poucos são os que acampam. A sonorização tem que ser excelente. Os avaliadores precisam de preparação especial. Hoje tem decoração, ambientação temática, transmissão ao vivo, sorteio eletrônico, e um nível de exigência que assusta.

           O ENART, por exemplo, se realizava com 40 pessoas, hoje são necessárias mais de 200. Em 2001 eram necessários 280 salários mínimos para a realização da final, hoje são necessários 740.

          Por outro lado, os governos municipais estão cada vez mais apertados no orçamento. Ouvimos diariamente que não há recursos para saúde, para educação, para as estradas, para o básico. O Ministério público e os órgãos de controle criam inúmeras dificuldades. Realizar eventos com recurso público, tornou-se uma temeridade. O mais comum é a devolução de valores (mesmo que aplicados no evento e devidamente comprovados) ou a rejeição das contas, por “erros” formais. Sempre tem uma lei ou uma norma que não foi cumprida.

          Diante de tudo isso, o MTG está iniciando um novo procedimento na realização dos seus eventos. Como regra geral, adota-se a prática de não receber dinheiro orçamentário. Exceto em casos especiais e num período de transição. Cada evento terá que ser autossustentável. Para isso, são necessárias algumas medidas: retomar o serviço de voluntariado para as tarefas menos técnicas. Reduzir os custos das equipes técnicas, administrativas e gerenciais. Reduzir a quantidade de pessoas necessárias para as avaliações. Cobrar ingresso para os eventos de tal forma que essa rubrica represente a maior fonte de receita, como ocorre com todos os eventos não tradicionalistas. Melhorar nossa captação de recursos privados dando às empresas um retorno mais qualificado, inclusive em termos de mídia.

          Esse novo modelo, buscando reduzir custos e solicitando ao poder público somente para a infraestrutura dos locais dos eventos, será aplicado na edição comemorativa de 30 anos do ENART. Vamos pela primeira vez contar com voluntários. Vamos cobrar um valor de ingresso, exceto dos artistas, que seja compatível com o espetáculo oferecido e vamos, ao final, se houver superávit, transferi-lo para o Fundo Especial Garantidor que já conta com uma parcela do valor dos cartões tradicionalistas e com o pró-labore dos seguros de rodeios.

          É um novo momento. É uma nova realidade. Esperamos que os tradicionalistas entendam as mudanças e nos ajudem a implementá-las, para o bem do movimento tradicionalista organiza do.


Manoelito Carlos Savaris
Presidente

CTGs sofrem perdas com o clima instavel no RS

CTG Bento Gonçalves, de Alvorada, sofreu com a cheia do Arroio Feijó e a AT Poncho Branco, de Santa Maria, teve um desmoronamento de terras em sua sede.
           O clima no Rio Grande do Sul não tem dado sossego ao povo gaúcho. A entrada da primavera está marcada pela instabilidade, temperaturas baixas, muita chuva, vento, granizo, e em alguns lugares enchentes.
CTG Mata Nativa e Alma Crioula, de Canoas, tiveram seus telhados destruidos pelo Granizo
           O granizo que chegou com violência quebrou muitos telhados de casas e CTGs. Canoas foi uma das cidades que mais teve entidades com seus telhados perfurados, como CTGs Alma Crioula, Mata Nativa, Piazitos do Sul (conforme mostram as fotos)
          Em Rio Pardo, o CTG Rodeio da Saudade, teve, também, seu telhado perfurado pela queda de granizo. Agora, resta aos associados e patronagens erguerem a cabeça e recomeçar novamente, reconstruindo tudo.

Colaboração: Gabriel Soares

sábado, 17 de outubro de 2015

Conheça a Comissão Gaúcha de Folclore e a Fundação Santos Herrmann

Duas instituições co-irmãs, que compartilham a sede, os associados e objetivos similares.

          A Comissão Gaúcha de Folclore foi fundada em 23 de abril da 1948, filiada a Comissão Nacional de Folclore, que por sua vez foi criada a partir do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC), órgão brasileiro da UNESCO e teve como sede o Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro. No ano de 1948 por iniciativa da Comissão Nacional foram instituídas as Comissões estaduais em quase todos os estados brasileiros. Esta primeira fase teve como Secretário Geral o Prof. Dante de Laytano que conduziu a CGF por mais de 30 anos, até que por sua avançada idade e morte de inúmeros associados houve a necessidade de uma reestruturação. Nesta primeira fase, apesar das dificuldades financeiras e falta de espaço proprio, desenvolveram pesquisas e tiveram trabalhos publicados de valor inestimável, tudo era feito por idealismo.

          Em 22 de setembro de 1992 a Prof.ª Lilian Argentina Braga Marques recebeu do então vice-presidente da CNF, Prof. Bráulio Nascimento a incumbência de renovar o quadro de associados e reiniciar os trabalhos da CGF, o que foi feito com grande interesse da comunidade cultural.

          A CGF conforme seu Estatuto, "tem por finalidade incentivar e coordenar pesquisas. estudos, promover e divulgar o Folclore no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e colaborar com os poderes públicos, entidades estatais, para estatais e privados" em assuntos de sua competência.

          Desde sua reestruturação a CGF vem trabalhando em prol da cultura em nosso estado, fazendo pesquisas, palestras e promovendo cursos de atualização e instrumentalização para professores e publicando livros que resultaram das pesquisas feitas por seus associados. Também prestando colaboração ao MTG através da participação em eventos, cursos, comissões de avaliação e outros. A CGF estendeu seus braços para o interior, tendo núcleos atuando em diversos municípios.

          A Fundação Santos Herrmann, instituída a partir de um legado da Porfª Ilka Almeida Santos Herrmann, que ao falecer não tendo herdeiros designou a profª Rose Marie Reis Garcia sua testamenteira com a função especifica de com seus bens criar uma Fundação que se dedicasse ao estudo de instrumentos de corda em homenagem ao seu falecido marido Maestro Herrmann violinista da OSPA e aos estudos de Folclore já que a Profª Ilka chefiava o Gabinete de Pesquisas de Folclore do Instituto de Artes da UFRGS. Graças a este legado a FSH exisste e possui sede e recursos próprios,  podendo assim acolher a CGF na rua Olinda nº 368.

          A FSH foi oficialmente instituída em 20 de dezembro de 1999 e teve como membros fundadores associados da CGF e professores de musica, historia, antropologia e outros intelectuais de reconhecido saber. A primeira diretoria da FSH foi formada pelos professores Rose Marie Reis Garcia, Paula Simon Ribeiro, Reginaldo Gil Braga, Liane Bayard e Therezinha Steiner, que deram assim inicio a novel instituição, que vem desde então cumprindo os objetivos determinados por sua  benemérita.
Contatos: 9106 1638 ou 91156815

Vem aí a II Charla de Galpão, em Passo Fundo


          A II Charla de Galpão: Tradicionalismo e Identidade da Juventude Gaúcha, acontecerá no dia 25 de outubro, no CTG Moacyr da Motta Fortes, Passo Fundo, com início às 14 horas.
          O evento, que é uma promoção dos Peões, Guris e Piás Farroupilhas da 7ª Região em conjunto com o Departamento Cultural, contará com a presença do Sr. Airto Timm, Presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, que palestrará sobre o tema proposto.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fegadan retorna a Caxias do Sul com novidades

           O Fegadan – Festival Gaúcho de Dança, retorna a Caxias do Sul neste final de semana, 17 e 18 de outubro, com novidades. Nos pavilhões da Festa da Uva, o evento abrigará uma nova atração: o 1º Fegachula – Festival Gaúcho de Chula.
          O Festival Gaúcho de Danças tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das danças tradicionais gaúchas, primando pela espontaneidade no bailar, baseando-se nas obras publicadas por João Carlos Paixão Côrtes e Luiz Carlos Barbosa Lessa, segundo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, organizador do evento, Manoelito Savaris.
            Com realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho, o Fegadan reunirá provas de Danças Tradicionais e Danças Biriva nas categorias mirim, juvenil, adulta, veterana e xiru. Os critérios de avaliação são Interpretação Artística, Harmonia, Coreografia, Música e Indumentária.  Paralelamente ao concurso, também serão avaliados a  Indumentária mais autêntica, o  Musical Mais Autêntico e Mais Fiel aos Temas Apresentados; e Melhor Acampamento.
            Em todas as categorias de dança, será dado troféu para 1º a 5º lugares. Serão agraciadas com troféus, de acordo com sua classificação, até o 3º lugar, as indumentárias mais autênticas utilizadas em cada modalidade e categoria.      
       

          Também receberão troféus, até o 3º lugar, os musicais mais autênticos do evento, independente de categoria. As entidades acampadas estarão concorrendo ao troféu Melhor Acampamento. Os primeiros colocados de cada uma das categorias de danças tradicionais estarão automaticamente classificados para a final do festival do ano seguinte. Será agraciado, com troféu “FEGADAN”, de acordo com sua classificação, a entidade com maior pontuação entre todos os concursos realizados. Na modalidade Danças do Tropeirismo Gaúcho “Birivas”, os participantes classificados em primeiro lugar serão reconhecidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, estando classificados para representar o Rio Grande do Sul quando da realização do rodeio de Campeões e FENART (Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha).

Campanha - Amizade faz parte da nossa Tradição

“Para cada competição, momento de confraternização."

          É sustentando o tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho, que nós Prendas e Peões regionais, com apoio dos estaduais, criamos a campanha Rio Grande nos adote.

          A campanha surgiu em meio a conversas entre os futuros participantes da Ciranda Cultural de Prendas e do Entrevero Estadual de Peões 2016, através das quais pudemos perceber que todos merecemos ser prendas e peões do RS. De toda sorte, surgiu a brincadeira ‪#‎RioGrandeNosAdote‬, tamanho foi o respeito e a consideração que adquirimos uns pelos outros. Essa brincadeira surgiu com intuito de que fossemos "adotados" pelo Movimento e pudéssemos todos ser prendas e peões estaduais.

          Mas o que era pra ser brincadeira acabou se transformando em uma campanha séria, com a qual desejamos mostrar que, com auxílio da tecnologia conseguimos manter contato diariamente, criando um vínculo de amizade que só vem a enriquecer nossa vivência no Tradicionalismo.

          É importante que todo tradicionalista perceba que a amizade constitui o sentimento mais nobre que a cultura Sul Rio Grandense pode nos legar. Com ela estamos passando a torcer uns pelos outros, deixando evidente que a Ciranda e o Entrevero representam, e podem nos trazer muito mais, que um momento competição.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Listagem dos Classificados em Frederico e lista de repescagem

          O Link anterior estava dando problema, trocamos para ver se o acesso é liberado agora.

          Listagem dos Classificados na Inter de Frederico Westphalen: Clique aqui 

Listagem dos classificados em Repescagem nas Inter-regionais do ENART. Clique Aqui

Vem ai o 23º Festirim, 18º Festicamp e 1º Festival Pré mirim


Solidariedade presente em São Gabriel

           O grupo de amigos trilheiros "Vai Que Dá", juntamente com a Coordenadoria Tradicionalista Municipal de São Gabriel, prepararam mais de 200kg de carreteiro e feijoada, nesta última sexta-feira, dia 09 de outubro, a noite, e no domingo, 11, ao meio dia, para as famílias carentes desabrigadas pela enchente que atingiu a cidade nos últimos dias.
          "O mundo está precisando de mais amor ao próximo, compaixão e solidariedade. Fizemos a nossa parte, e cada "muito obrigado" acompanhado de um tímido sorriso no rosto nos deu a recompensa" - escreveu no facebook Leticia Reck. 
          Fazer o bem é o melhor e mais sincero tipo de oração.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Atenção para o CFor Avançado 2015 e reteste para danças de salão e tradicionais

 

SEDAC realizou audiência pública, nesta quinta feira, 07

           "É meu dever, como Secretário da Cultura, agradecer a quem ontem, apesar do dia chuvoso, esteve presente na Audiência Pública que fizemos para ouvir a comunidade cultural. Da mesma forma, quero convidar/convocar quem não pode ir ou quem não mora em Porto Alegre para que participem pela Consulta Pública on line, que está na página do Pró-Cultura, e que vai até o dia 15. Queremos entrar no 2016 com um Sistema Pró-Cultura mais moderno, mais  atualizado e mais justo socialmente" - Escreveu em seu facebook oficial o secretario de estado da cultura, Victor Hugo.

          Ontem, dia 08 e outubro, aconteceu a audiência publica que discutiu o sistema estadual e unificado de apoio e fomento a atividades culturais, no auditório do CAFF, no centro administrativo do estado.
           Foram apresentadas sugestões para fazerem parte de um contexto de consulta pública, presencial e virtual, sobre a formação de um plano estadual de cultura. Mas tiveram itens que foram unanimes para quem trablaha na área: A cobrança indevida e dupla de impostos no FAC (tira nota para receber o "premio" e tem que pedir notas para cada prestador de serviço, ou seja, duplicidade) e a questão dos 25% da LIC que dificulta a captação de recursos.
          Outro consenso é que essa discussão deveria ser maior, prolongada, ajustada as discussões das conferencias municipais de cultura, que tramitam na Assembleia Legislativa do estado, ainda. O instituto de Arquitetos do Brasil, disse temer que a precipitação coloque em risco a legitimidade social e politica da qual se goza atualmente.

Crias dos CTGs fazem sucesso e lançam seus trabalhos - Vale a pena conferir

          Grupo Beira D'estrada, criado na primeira decada do seculo XXI, um misto de juventude com filosofia de andejo (nome inicial do grupo) tem em seu quadro gurizada que se criou nas invernadas de danças dos CTGs, viajou pelo mundo e agora, com Joca Martins grava seu primeiro DVD. 
          Rafael Lopes capitaneia esse grupo que já é sucesso. Dia 17/10 no CTG Gildo de Freitas, zona norte de Porto Alegre.