sábado, 19 de janeiro de 2013

Ciclo do Fandango



O significado da palavra fandango vem do latim "findiciare" que significa "Tocar Lira", instrumento utilizado pelos povoadores da Península Ibérica. A manifestação do fandango, segundo alguns pesquisadores, teve sua origem na Espanha, herança árabe deixada pelos mouros. Os portugueses adotaram-no dos espanhóis no tempo da dominação filipina, sendo muito popular no século XVIII e constituía-se de música e dança.

O fandango era muito apreciado em todas as camadas sociais, desde a nobreza ao povo. Em Portugal, chegou a ser considerado como a verdadeira dança nacional, despertando um entusiasmo delirante. Paixão a que não era imune à própria corte, que ia ver a dança nos teatros da capital.

Na alta sociedade portuguesa, o fandango substituiu completamente o minueto, que gozava de grande aceitação, mas, progressivamente, caiu no esquecimento em favor daquele, não sem que antes houvesse vingado formas híbridas, tais como o "minueto afandangado". O fandango assumia características voluptuosas em que se destacavam os meneios femininos e o jeito galanteador do homem.

Este caráter foi amenizando com o tempo, o que não impede de o considerarmos, ainda hoje, uma dança de galanteio e sedução, mesmo quando a sua evolução a conduziu a puras demonstrações de agilidade e exibicionismo. Foi esta forma coreográfica de mero exibicionismo que acabou por ficar mais conhecida em Portugal.
Também no domínio musical, as diferenças são, por vezes, sensíveis, havendo um aspecto importante a salientar: muito embora o fandango seja mais conhecido na sua forma meramente instrumental, ocorre frequentemente também sob a forma cantada. Também Joseph Baretti refere, em meados do século XVIII, que o fandango é dançado ao som apenas de uma guitarra (provavelmente viola), ou da guitarra acompanhada pela voz.

No Rio Grande do Sul, o fandango chegou, primeiramente, com os tropeiros, na região serrana e, no litoral, com os açorianos e o lagunista, como informa Alceu Maynard Araújo.
Da conjunção do fandango vicentista, dança masculina estridentemente sapateada, com as cantigas trazidas por açorianos e luso-brasileiros, povoadores do sul, surgiu o primitivo fandango gaúcho, que é um conjunto de cantilenas interpretadas à viola, intercalado por uma parte coreográfica pantomímica, em que só os homens sapateiam.

Em um segundo estágio, surge o fandango-baile, agora com a presença feminina, dando a esta dança um toque de graciosidade e sedução. Muitas vezes os próprios dançarinos, espontaneamente, participavam cantando.

Nenhum comentário: