quarta-feira, 9 de agosto de 2023

MTG | GINCANA CULTURAL - “RESGATANDO AS TRADIÇÕES”


MISSÃO: 
Educarmos para formar cidadãos engajados com as culturas regionais do Rio Grande do Sul

VISÃO: Sermos referência nacional em educação e cultura

VALORES: Bom Relacionamento; Busca pela Excelência; Disciplina e Cultura; Educação e Conhecimento; Compromisso com o Estado

PROMOÇÃO: Fundação Cultural Gaúcha – FCG /MTG

O QUE É?

O projeto “Gincana Cultural: Resgatando as Tradições” é um evento de iniciativa do Movimento Tradicionalista gaúcho, que será sediada na Cidade de Caxias do Sul (25ª Região Tradicionalista), apoiada por uma emenda parlamentar da Deputada Estadual Fran Somensi.

OBJETIVO

    Almejamos desenvolver junto aos nossos estudantes, famílias, professores e funcionários, congregando cotidianamente teoria, prática e atitude, confirmando nosso posicionamento cultural. Dessa forma, pensar o espaço escolar como espaço de propagação e didática da cultura gaúcha, possibilitador de reflexões e ações que invoquem mudança de atitudes, valores e comportamentos, promovendo o relacionamento consciente entre o homem e o ambiente em que está inserido, estabelecendo como meta a implementação dos princípios da cultura regional na política pedagógica ambiental institucional.

O PROJETO

    O Projeto tem como objetivo fazer uma série de atividades culturais, alavancadas pelas Entidades Tradicionalistas, levando para dentro das escolas estaduais e municipais situadas no Rio Grande do Sul, a cultura gaúcha e regional Tradicionalista, como um todo.

    Cada Entidade Tradicionalista (CTG ou outra tipologia, filiada ao MTG), participante, deverá adotar uma escola pública (municipal ou estadual), ministrando oficinas constantes, durante o mês de Setembro, envolvendo dança, música, declamação, trova, poesia, artes plásticas, artes visuais, musicalidade, canto, brincadeiras culturais regionais, artesanato regional, práticas campeiras, etc..., assim como aspectos do setor cultural, trabalhado dentro das entidades com as prendas de faixa e peões Farroupilha.

    Além da parte artística e cultural os CTGs ou piquetes participantes poderão levar para as escolas noções de prova de tiro de Laço em vaca parada, noções teóricas sobre cavalgadas, cuidados e práticas campeiras, etc., e outros conhecimentos sobre as atividades regionais do homem do campo, dentro da criatividade de cada Entidade e cada Escola, levando a cultura gaúcha ao maior número de alunos possíveis. Sendo assim cada CTG e escola abraçados, formam uma equipe que poderá participar da gincana proposta, que irá culminar em uma apresentação / desfile que ocorrerá durante a semana Farroupilha de Caxias do Sul/RS.

ACESSO A CULTURA REGIONAL

    O projeto visa “devolver a cultura”, tanto abraçada e conhecida dentro das Entidades Tradicionalistas, para a sociedade, abraçando os alunos e as escolas públicas, que nem sempre possuem acesso as modalidades e práticas tradicionais do nosso Estado, como o meio artístico, cultural e campeiro.

METODOLOGIA

    Cada Entidade Tradicionalista deverá, dentro dos cronogramas e horários disponíveis, tanto da Entidade como da Escola acolhida, ensinar modalidades artísticas, culturais e campeiras (as três, obrigatoriamente), possibilitando aos alunos a capacidade de, ao menos, conhecer cada prática, para, assim, caso se encante e se interesse, possa também escolher as que lhe faz aptidão, para seguir em seus dia-a-dias e vivências. Não existirá a obrigatoriedade de norma, quanto a quais práticas deverão ser passadas aos alunos, desde que se atenha a: Artística; Cultural e Campeira.

    A prática Artística, por exemplo, pode ser ensinada, abraçando tanto a dança em conjunto, as danças individuais gaúchas, a declamação regional, o canto nativista, os instrumentos típicos gaúchos, etc.

    Já as práticas culturais podem ser ensinadas, nas questões das brincadeiras regionais, brinquedos típicos, artesanatos regionais, pinturas de temas regionais, demonstração de fotografias de temática regional, etc.

As práticas campeiras poderão abraçar a vaca parada, tiro de laço, práticas campeiras diversas, etc. Tudo dentro da possibilidade de ser levado a palco e ao evento final, da Gincana.

PÚBLICO ALVO

Sociedade como um todo; Educação Infantil; Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Metas

- Propagar a Cultura Gaúcha nas Escolas Públicas do RS

- Atingir até mil pessoas participando do projeto diretamente

- Chegar a mais de 30 mil pessoas contemplando as apresentações, algumas no local da apresentação final, outras de forma virtual por meio das amostras publicadas pelas equipes nas redes sociais e transmissão ao vivo das apresentações finais.

- Chegar a mais de 30 equipes participando diretamente das atividades

DATA DE INSCRIÇÃO:   De 20 de julho à 20 de agosto.

LOCAL DE INSCRIÇÃO

Através de e-mail do evento: gincanaculturalrs2023@gmail.com

Informações complementares será via atendimento pelo whatsapp para o contato: 54-99909.10.50.

    As inscrições serão feitas impreterivelmente de forma virtual por meio do endereço eletrônico acima descrito dentro do prazo estipulado, sendo que o MTG ou a 25RT não terá responsabilidade alguma por falhas técnicas de provedores, internet ou qualquer problema técnico para inscrições feitas de última hora.

Link para ficha de inscrição:    https://docs.google.com/.../14c6SaEIjt1e7NoqFraAf.../edit...

- Cada Equipe deverá apresentar na inscrição uma lista com todos os nomes da equipe, indicando, separadamente os participantes do CTG e os participantes da Escola.

SORTEIO DA ORDEM DE APRESENTAÇÃO

O dia do sorteio da ordem de apresentação, assim como apresentação das primeiras coordenadas será 10 dias antes do evento, às 20 horas, na Casa do Gaúcho, sede da 25 RT, sendo feita a transmissão on line para quem não puder estar presente no local.


COMPROVAÇÃO DAS AULAS

Para comprovação da realização das oficinas, as equipes formadas por Entidades Tradicionalistas e escolas, deverão postar em suas redes sociais, matérias periódicas de cada aula realizada, variando entre fotos, textos, vídeos, stories, reels, etc., proporcionando, inclusive, ao público e a sociedade, o conhecimento da disseminação da Cultura Gaúcha sendo aplicada nas Escolas Públicas. As páginas e perfis das equipes poderão ser criados exclusivamente para a gincana, ou utilizar a página da entidade mãe, caso a mesma já possua.


AULAS E DIDÁTICAS

Sugere-se aulas periódicas e constantes, podendo ser realizadas tanto nas Escolas como dentro da própria Entidade Tradicionalista, ou de forma mista, a serem combinadas com a diretoria das Entidades e das Escolas parceiras.


NOME DE CADA APRESENTAÇÃO E EQUIPE

Cada combinação (Entidade x Escola) deverá batizar Sua equipe e seu projeto com um nome, a ser escolhido por ambas as Instituições, a seu critério e escolha, permitindo com que, inclusive, os alunos possam participar da escolha deste batismo, dentro das temáticas regionais da Cultura Gaúcha.


APRESENTAÇÃO

Todas as oficinas e tarefas da gincana poderão ser executadas na cidade de origem da equipe, com exceto a apresentação final que se dará nos pavilhões da festa da Uva em Caxias do Sul durante 02 (dois) dias. A apresentação se realizará a modo de Apresentação e/ou Desfile temático onde cada “agrupamento” (Entidade x Escola), por vez, dentro da ordem sorteada, terá o espaço de um palco, a ser disponibilizado, com o tempo específico de uma hora, para realizar suas práticas escolhidas, ensinadas e praticadas, uma a uma (artísticas, culturais e campeiras), ordenadas a sua própria escolha.


PROIBIÇÕES

Será proibido no desfile / apresentação dos agrupamentos, a utilização de quaisquer tipos de fogos, sinalizadores, tubos de lança confete, papeis picados, animais, objetos cortantes, veículos motorizados ou qualquer outro objeto que agrida o meio ambiente ou que coloque em risco a saúde ou segurança dos participantes ou público presente. É expressamente proibido no desfile qualquer tipo de ato ofensivo e ou postura inadequada ou que infrinja o código de conduta, tanto das Escolas como do Movimento Tradicionalista, sob pena de perda total dos pontos. Não será permitida a circulação de estudantes no palco da apresentação durante a realização do desfile / apresentação das demais turmas. Não será permitido o uso de cartazes ou faixas portando propagandas de serviços terceirizados.


INFORMAÇÕES DIVERSAS

As equipes poderão utilizar a bandeira de sua Entidade (caso possua), da Escola (caso possua), do Município e do Estado do Rio Grande do Sul.

Assim como em outras gincanas tradicionais, poderá a comissão delegar tarefas durante a semana Farroupilha, tais como, coleta e/ou entrega de alimentos não perecíveis a entidades carentes, testes e provas extras, participação em atividades extras, provas on line etc, à escolha da comissão organizadora do evento.

APRESENTAÇÃO FINAL

Todo esse aprendizado irá culminar com uma apresentação de até uma hora na semana Farroupilha de Caxias do Sul que ocorrerá nos Pavilhões da Festa da Uva. As apresentações se realizarão, durante dois dias, nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS.

HORÁRIOS

Os horários das apresentações serão definidos pela comissão organizadora, variando de acordo com o número de equipes participantes.

LOCAL e DATA DA PREMIAÇÃO

Nas dependências do Centro de Eventos (pavilhões da Festa da Uva), ao final do evento, com a divulgação dos premiados da Gincana Cultural, com a entrega dos Troféus e do Prêmio em Dinheiro, tanto para a Entidade Tradicionalista como para a Escola acolhida.

PREMIAÇÕES

A premiação para a gincana será de 10 mil reais para os três primeiros colocados, sendo deste: 5 mil para a entidade tradicionalista e 5 mil para a escola escolhida.

AVALIAÇÃO DA GINCANA

    A avaliação será realizada, de maneira global e ampla, por três nomes competentes e de conhecimento extremo dentro das áreas, englobando tanto as práticas artísticas, como culturais e campeiras, a serem indicadas pela FCG/RS.

    Será avaliado, além qualidade das apresentações, a criatividade, a disseminação e o intercâmbio cultural entre CTG e escola; e escola CTG e a abrangência dentro das áreas citadas (Artística, Cultural e Campeira). Os critérios para avaliação serão dentro do escopo que permeia as atividades tradicionalistas envolvendo a parte Artística, a parte cultural e a parte campeira, assim como pontuações específicas para tarefas extras delegadas pela comissão organizadora.

    Para as equipes que forem participar de outras regiões do Estado, assim como em qualquer rodeio ou festival no Estado, será disponibilizado espaço para acampamento dentro dos pavilhões da festa da uva, devendo a equipe informar junto à inscrição se irá necessitar de alojamento e a quantidade de pessoas.

    Despesas com deslocamento até o local da apresentação final e de alimentação dos integrantes, será por conta e organização da equipe participante, não cabendo ao MTG ou à 25º RT qualquer responsabilidade legal sobre esses custos, assim como pela forma que se organizarão entre si.

AVALIAÇÃO

Apresentação artística: até 20 pontos

Aspectos Culturais: Até 20 pontos

Aspectos Campeiros: Até 20 pontos

Participação ampla e efetiva nas provas: 10 pontos

Divulgação do andamento das provas por meio das redes sociais: Até 10 pontos

Pontuações extras por provas delegadas pela comissão: Até 20 pontos


CRITÉRIOS DE DESEMPATE

1º Quantidade de participantes da Escola;

2º Quantidade de participantes da Escola a estarem trajados a gaúcha durante as atividades;


ASPECTOS A SEREM AVALIADOS

Produção; conhecimento passado aos alunos; elaboração das temáticas; coerência com os temas da cultura gaúcha; organização durante o desfile/apresentação; organização pós-desfile/apresentação; riqueza na elaboração dos temas; alegorias adequadas (caso tenha); adereços adequados; trajes adequados aos temas propostos (caso tenham).

Nenhum comentário: