terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Um pouco sobre o 68º Congresso Tradicionalista Gaúcho

           Mais um Congresso Tradicionalista para a conta. Quando desembarquei, em 1991, em um Congresso na cidade de Julio de Castilhos, ao lado de Barbosa Lessa, Marcirio Carpes, Helio Biensfield, Gerciliano Alves de Oliveira, entre tantos outros, fiquei maravilhado pelo conhecimento adquirido a cada dia por pessoas que viveram antes de mim tudo aquilo.

           Os anos foram passando, os aprendizados cada vez maiores. Perdi eleição do Gerciliano para o Andrade (nem sabia que o meu querido amigo concorria, pois as inscrições eram feitas, meio que na hora, sem divulgação adequada) também lembro da derrota do amigo Yeno Severo para o Brizola, confesso que fiquei triste.

            Os anos se passaram e vieram peleias homéricas, como 2005, em Santa Rosa, 2011, em Nova Petrópolis e 2014, em Porto Alegre. Até ai, peleias no voto e nas campanhas. Infelizmente veio São Borja, em 2019, onde aconteceram coisas que é melhor ficar fora da história, pois o que consideramos de menor foi ver gente se separar para ir morar noutra cidade só pra votar. Vimos e ouvimos misogenia e preconceito da boca de homens que a gente achava que respeitavam as mulheres (por que nas redes sociais, bah, são "os caras").

             Um dia me disseram: Mas, tu não é um Jornalista isento. Não! Não sou! Se achares um me apresente! O mesmo vale pra outra classe, que é o historiador. Todos nós temos uma criação e valores intrínsecos. Em primeiro lugar, este blog é meu. Pessoal. Escrevo nele o que quero e somente lê, quem vier até ele. Fora isso, ele nem tem força de largar o mate e ir visitar alguém. Segundo: Ninguém é obrigado a ler.

             O que vi em Lajeado? Temos que retomar o Congresso. O evento não debateu as questões de metas e objetivos para o ano, pois nem na prestação de contas tinha quorum (isso que tivemos 1.065 votantes). Tema anual, patrono espiritual, teses, preocupação com acessibilidade, local para alimentação bem preparado, prioridades para votação de idosos e pessoas portadoras de alguma deficiência, ambulância ou ambulatório, credenciamento mais organizado, ou seja: Canoas, te prepare.


             O Congresso, mais uma vez saiu da curva, como foi em São Borja. Os mesmos que reclamam da "problemática" da atual diretoria do MTG, comemoraram com postagens dizendo: "Fomos nós, nossos votos que elegeram" (tem até uns prints destas pérolas. Hoje, não assumem mais). Só é importante lembrar que avisamos e fomos ignorados.
             Sobre a eleição que empatou mas que, nos critérios estabelecidos  no Regulamento Geral, desempataram o pleito (530 x 530). Ao analisar o regulamento (todos os artigos que compõe a questão), a comissão eleitoral do MTG, presidida por José Araújo, deu a vitória para a Chapa 01 "De Coração pela Tradição" porque,  trazia, entre os seus conselheiros, Wilson Barbosa de Oliveira, de 78 anos – ou seja, o integrante mais idoso dentre as chapas concorrentes.

Abaixo, o esclarecimento do MTG:





          Nas redes sociais encontramos ataques, agressões, pessoas influentes indo na mídia dizer que o Movimento Tradicionalista Gaúcho é uma decepção e que não tem credibilidade. Me parece, que querem tirar a credibilidade de quem assumir, logo após a justiça dar sua sentença. Eu ouvi, de gente experiente que está no "jogo", dizendo: "Sou leigo (a)" - Como assim? Quem vai jogar futebol, de forma séria, no minimo sabe as regras. Quem vai concorrer em um pleito parlamentarista, que tem mais de 50 anos, deveria ter uma ideia mínima de como é, caso contrário, se não conhece os regulamentos, que ao longo dos anos ajudou a criar, como vai administrar, baseado neles?
          São inscritas  “chapas ao Conselho” e não candidatos a presidente. Os “candidatos à presidência” fazem parte da equipe, em igualdade de condições aos demais. Inclusive, se já forem conselheiros eleitos no ano anterior não constarão na chapa - disse Carlinhos Lima em post no facebook, muito bem colocado.

          No ano de 2007, no 53º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em  Gravataí, foi eleita a chapa apresentada por Manoelito Carlos Savaris, que recebeu o convite para ser presidente do IGTF, e na reunião especial do Conselho Diretor, dois conselheiros da chapa se lançaram para ocupar a vaga: Oscar Fernande Gress e Celso Souza Soares. 



            Particularmente, repudio o que está acontecendo e lamento profundamente. Na segunda-feira após o Congresso pudemos constatar que a RBS foi induzida ao erro. No "Time Line", da Rádio Gaúcha, nos jornais, nas colunas (colunistas receberam parte da informação e foram induzidos ao erro), bem como o Jornal do Almoço. Me parece que quem passou a informação não foi isento. Mas isso vai para a consciência de quem fez. Pois prejudicou o jornalismo sério. 
            Um áudio que rodava no WhatsApp dizia o seguinte: "Agora é nas mãos da justiça, saiu das mãos do Manoelito!" - Me parece que a dor, o ódio, tem um endereço. Dificil de entender o ser humano.

Departamento Jovem Central do MTG

     Vitor Matheus da Conceição, 20 anos, acadêmico de Direito na URCAMP, campus Alegrete, foi Piá destaque campeiro da 4ªRT, em 2010/2011, Guri Farroupilha, 2014/15 e 3º Guri do RS, 2015/2016. Foi Diretor Jovem da 4ªRT, 2018/2019 e da 2ª Inter-região do Departamento Jovem Central, 2019/2020, agora é o Diretor do Departamento Jovem Central do MTG.

     Ao lado de Cesar Augusto Bertani Gomes, 17 anos, do CTG Retorno à Querencia, que foi 1º Piá Farroupilha do CTG Querência do Prata, 2012/2013, da 11ªRT, 2013/2014, Guri Farroupilha do CTG Retorno à Querência, 2014/15, 2016/2017, Guri Farroupilha da 11ªRT, 2015/2016 e 2017/2018, 1º Guri Farroupilha do RS 2018/2019, e voltando para casa tornou-se 1º Peão do CTG Retorno à Querência 2019/2020 e vice-Diretor da 4ª Inter-região do Departamento Jovem Central 2019/2020.

Completam o time:
João Pedro Mendonça Prestes - Assessor de mídias Digitais
Jéssica Thaís Herrera - Assessora de assuntos internos
Isadora Santin - Assessora de assuntos internos
Marcel Heinrich - Assessor de Eventos





Nenhum comentário: